Governo do Ceará confirma edital do concurso Polícia Civil em 2019

O edital da Polícia Civil do Ceará sofreu um pequeno atraso, mas está previsto para ser publicado em 2019. Serão quase 1.500 vagas.

O edital do concurso Polícia Civil-CE deve sair este ano. A informação foi confirmada pelo Gabinete do Governador na última terça-feira, 15. Estão autorizadas quase 1.500 vagas para três cargos de nível superior.

A previsão era para que o documento com as regras do concurso fosse divulgado em 2018. No entanto, os trâmites não foram concluídos a tempo e a publicação ficará para este ano, mas ainda sem uma data definida.

Após a autorização do governador Camilo Santana, o próximo passo é a contratação da organizadora. A empresa será a responsável por receber as inscrições do concurso e realizar as principais etapas da seleção, como provas.

Governador autorizou quase 1,5 mil vagas

Anunciado em fevereiro de 2018, o concurso da Polícia Civil teve aval somente em agosto, quando o governador Camilo Santana autorizou 1.496 vagas para três cargos. O chefe do executivo fez a confirmação durante uma transmissão ao vivo na sua página oficial do Facebook.

Camilo Santana, na época, informou a contratação de uma consultoria externa para realizar uma avaliação da demanda e traçar a necessidade da corporação. O governador enfatizou a expectativa de contar com os novos policiais na Polícia Civil no ano seguinte, o que reforçava a proximidade do edital.

"Acabei de autorizar a Secretaria de Planejamento do Estado a tomar todas as medidas necessárias e lançar um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado do Ceará", disse Camilo Santana, na ocasião.

Confira preparação completa para concursos!
Acesse curso preparatório

Vagas serão distribuídas por três cargos

As oportunidades do próximo concurso devem ser mantidas para os cargos de delegadoescrivão e inspetor. A distribuição, no entanto, não chegou a ser confirmada. O governador disse que a nova seleção deverá dobrar o efetivo atual.

No último concurso, o aumento do efetivo foi de 42%, segundo Camilo Santana, que informou que os trâmites burocráticos da realização do concurso ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento. 

Polícia Civil-CE prepara novo concurso para três carreiras (Foto: Divulgação/AL-CE)
Polícia Civil-CE prepara novo concurso e quer edital em 2019
(Foto: Divulgação/AL-CE)

Último concurso aconteceu em 2014

O último concurso para a corporação foi realizado em 2014. Portanto, não há mais como chamar excedentes já que não há cadastro de reserva válido. Na época, a oferta foi de 763 vagas para os mesmos cargos de delegado, escrivão e inspetor.

Escrivão foi o destaque, com oferta de 336 vagas. A seleção foi organizada pela Fundação Vunesp. Os candidatos foram submetidos a várias etapas, como provas objetivas, análise de títulos, avaliação psicológica, exame de capacidade física, investigação social e curso de formação.

Baixe e-book gratuito!
Como ser um concurseiro

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários