Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Polícia Civil-CE: 'edital o quanto antes', diz secretário

Concurso Polícia Civil-CE: 'edital o quanto antes', diz secretário

O edital do concurso da Polícia Civil-CE é um dos aguardados para 2019. O secretário de segurança do estado disse que sairá o quanto antes.

No que depender do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, o edital do concurso Polícia Civil-CE será publicado o mais rápido possível. Foi o que afirmou o representante do estado ao ser questionado por um de seus seguidores no Instagram sobre os concursos previstos terem sido cancelados.

"Claro que não. Sei que a ansiedade é grande, mas o processo para lançar um edital é trabalhoso e estamos empenhados para que aconteça o quanto antes", disse o secretário.

A pergunta sobre o cancelamento dos concursos foi feita por conta da publicação de um documento que prevê a anulação de créditos para realização de concursos na Polícia Civil do Ceará. O documento foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira, 13.

Muitos concurseiros procuraram as redes sociais do secretário e o questionaram sobre o documento. O titular da pasta de Segurança, por sua vez, tratou de acalmar os futuros candidatos. Explicou que essa anulação 'é um resto de saldo de MAPP relativo ao concurso antigo', que não interfere nos preparativos da nova seleção.

+ Concurso Polícia Civil-CE: crédito é liberado para nova seleção

Cabe lembrar que o crédito para a realização do novo concurso já foi liberado, em janeiro de 2018, e segue válido. Com a seleção confirmada, os preparativos agora serão feitos em cima da contratação da banca organizadora.

Feito isso, o edital já poderá ser publicado. A Polícia Civil não estima uma data para que o documento com as regras da seleção possa ser divulgado. Em outubro, o secretário informou que havia a chance de o edital sair em dois meses - o que seria em dezembro - o que não aconteceu.

Edital da Polícia Civil-CE está confirmado para 2019 (Foto: Divulgação/AL-CE)
Edital da Polícia Civil-CE está confirmado para 2019
(Foto: Divulgação/AL-CE)

Concurso PC-CE está confirmado para 2019

Previsto para 2018, após a autorização e confirmação das vagas, o concurso da Polícia Civil do Ceará deverá ter seu edital publicado em 2019. A confirmação do prazo foi passada pelo Gabinete do Governador, em janeiro, à FOLHA DIRIGIDA.

O aval para o novo concurso foi dado em agosto pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, que autorizou 1.496 vagas para três cargos. O chefe do executivo fez a confirmação durante uma transmissão ao vivo na sua página oficial do Facebook.

Confira preparação completa para concursos!
Acesse curso preparatório

Na época, Camilo informou a contratação de uma consultoria externa para realizar uma avaliação da demanda e traçar a necessidade da corporação. Ele disse que tem a expectativa de contar com os novos policiais na Polícia Civil já para o ano seguinte (2019), o que reforça o edital nos próximos meses.

"Acabei de autorizar a Secretaria de Planejamento do Estado a tomar todas as medidas necessárias e lançar um novo concurso público para a Polícia Civil do Estado do Ceará", disse Camilo Santana.

O próximo concurso contará com vagas nos cargos de delegadoescrivão e inspetor. Estão previstas 1.496 vagas, mas a distribuição por cargo não foi confirmada. O governador disse que a nova seleção deverá dobrar o efetivo atual.

No concurso anterior, o aumento do efetivo foi de 42%. Segundo ele, os trâmites para a realização do concurso ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento. 

O concurso de 2014 não pode mais chamar aprovados, pois a validade já expirou. Organizada pela Fundação Vunesp, a seleção ofereceu 763 vagas para os mesmos cargos de delegado, escrivão e inspetor. O destaque foi o escrivão com 336 chances. Foram realizadas provas objetivas, análise de títulos, avaliação psicológica, exame de capacidade física, investigação social e curso de formação.  




Comentários