Concurso PC-CE: governador autoriza 1.496 vagas e edital este ano

O governador do Ceará, Camilo Santana, informou publicamente que o concurso Polícia Civil-CE está autorizado.

Agora é oficial! O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira, 14, que o concurso Polícia Civil-CE está autorizado. Outra informação confirmada foi com relação a oferta de vagas. A seleção contará com 1.496 vagas por meio de três cargos. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo na página oficial do Facebook do governador.

Camilo Santana informou que já vinha estudando essa ação há alguns meses. Exemplo disso foi ter contratado uma consultoria externa para fazer uma avaliação da demanda e necessidade da corporação. A previsão é para que o edital saia ainda este ano e os novos policiais possam ingressar na Polícia Civil a partir do próximo ano.

"Acabei de autorizar a Secretaria de Planejamento do Estado para que a gente possa tomar todas as medidas necessárias e anunciar, lançar, um novo concurso público para a Polícia Civil do estado do Ceará", disse o governador.

concurso PC-CE autorizado (Foto: Divulgação/AL-CE)
Edital do concurso PC-CE sai este ano com mais de 1,4 mil vagas
(Foto: Divulgação/AL-CE)

Concurso PC-CE será para delegado, escrivão e inspetor

A intenção é para que o concurso possa acontecer o mais rápido possível. Segundo o governador do Ceará, o objetivo é fazer da corporação uma das melhores do Brasil. Com a realização da última seleção, ainda durante o seu governo, houve o aumento de 42% do efetivo. A nova seleção, segundo Camilo, deve dobrar o número de servidores na Polícia Civil do Ceará.

Confira preparação completa para concursos!

Acesse curso preparatório

As vagas, segundo Camilo, serão para os cargos de delegado, escrivão e inspetor. A distribuição das oportunidades, no entanto, ainda não foi definida. Isso só deve ser informado no edital de abertura, que não tem uma previsão exata para ser divulgado, mas está confirmado para este ano. Ele informou que todos os trãmites ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento.

"A Seplag organizará todos os trâmites para um novo concurso público ainda este ano. Estou autorizando, e venho publicamente anunciar para quem deseja fazer parte da Polícia Civil do Ceará, para quem deseja já começar a se preparar, iniciar os estudos, que está autorizado um novo concurso."

Governador convocou mais de 600 policiais em junho

A Polícia Civil do Ceará recebeu novos reforços no fim do primeiro semestre, ainda em virtude do último concurso. Em junho, 646 novos agentes foram convocados e empossados em cerimônia no Centro de Eventos, em Fortaleza, pelo governador Camilo Santana. Do total, foram 86 delegados, 188 escrivães e 372 inspetores de polícia.

Os policiais obtiveram aprovação na segunda turma do Curso de Formação para a Polícia Civil, após terem concluído as aulas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).  O Governo informou que parte desse efetivo servirá para atuar em delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza, além do interior.

Último concurso PC-CE ocorreu em 2014

O último edital de concurso para a Polícia Civil do Ceará foi divulgado em 2014 e contou com uma oferta total de 763 vagas para os cargos de delegado, escrivão e inspetor. O destaque ficou por conta do cargo de escrivão, somando 336 oportunidades. As demais foram para inspetor, com 259 vagas e delegado com 168. A banca responsável pela seleção foi a  Fundação Vunesp.

O concurso foi homologado em 2016 e os cargos proporcionavam remunerções iniciais de R$2.946,19 para inspetor e escrivão e R$14.592,39 para a função de delegado. A nova seleção terá valores reajustados. A carga de trabalho será de 40 horas semanais para todos os cargos, que exigem nível superior. Para delegado foram realizadas duas fases, sendo a primeira composta por provas objetivas e discursivas.

A seleção para este cargo contou ainda com outras etapas, tais como análise de títulos, avaliação psicológica, exame de capacidade física, investigação social e curso de formação. Já a avaliação para os cargos de inspetor e escrivão foi composta apenas a prova objetiva na primeira fase, sem avaliação de títulos. 

Edital do último concurso PC-CE

Botão de download para edital

Baixe o e-book "10 erros que você não pode cometer em teste físico"



ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários