Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso da Polícia Civil-AM com 424 vagas deve ficar para 2020

Concurso da Polícia Civil-AM com 424 vagas deve ficar para 2020

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o concurso para PC-AM deve ser realizado em 2020.

O concurso para a Polícia Civil do Amazonas, previsto para ser realizado este ano, deverá acontecer somente em 2020, conforme informou a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Entram nesse pacote outros concursos previstos para o estado, como o da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

No dia 27 de maio o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Louismar Bonates, disse em entrevista ao site “Estado Político” que não seria “administrativamente possível” realizar concursos em 2019. Isso porque o estado já atingiu o limite máximo de gastos com pessoal, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Ainda durante a entrevista, o secretário garantiu que o governo está preparado para iniciar o concurso assim que possível. Porém, no momento, será necessário trabalhar com o efetivo atual.

A assessoria não informou, no entanto, como ficará a determinação do STF, divulgada no dia 1° de agosto de 2018. De acordo com o pedido do Supremo Tribunal Federal, a corporação da PC-AM teria um prazo de 18 meses para realizar um novo concurso para delegado. 

O governo chegou a solicitar um prazo maior ao STF, sob a justificativa de ter atingido o limite prudencial de gastos com pessoal, conforme a  LRF. O relator da ação, Alexandre de Moraes, acolheu parcialmente o pedido e propôs o prazo de 18 meses para que o Estado do Amazonas possa se programar e realizar o concurso. 

Concurso Polícia Civil-AM: STF determina prazo para nova seleção

Polícia Civil-AM
Estado já atingiu limite de gastos imposto pela LRF (Foto: PC-AM)

Concurso PC-AM deverá ofertar 424 vagas

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado em setembro de 2018, o concurso da Polícia Civil-AM deverá ter 424 vagas, sendo 62 para delegado, 200 para investigador e 98 para escrivão.

E ainda: 27 vagas para perito criminal, oito para perito legista, três para perito odontolegista, 16 para auxiliar perito e dez para padioleiro.

O mesmo documento apresenta a distribuição de vagas para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. O concurso para bombeiros terá uma oferta de 228 vagas, sendo 30 para aluno oficial e 198 para soldado.

Já para a Polícia Militar as vagas são 681 vagas, sendo 20 para oficial combatente, 20 para oficial de saúde, 20 para cabo especialista músico, 20 para cabo especialista de saúde e 601 para soldado combatente.

Concurso Segurança-AM: sai quadro final com 1.333 vagas

A comissão organizadora do concurso para a Polícia Civil também já tinha sido instituída, desde abril de 2018. O grupo é responsável por elaborar o projeto básico da seleção e coordenar todas as etapas do concurso, desde a escolha da organizadora.  

Prepare-se para o concurso

Vale lembrar que o último concurso para a PC-AM foi realizado em 2009. Na época os candidatos passaram por diversas etapas de seleção, como as provas objetivas e os testes físicos.

Nas provas objetivas foram cobradas as disciplinas: Português, Raciocínio Lógico, Informática, Atualidades, Direito Penal, Processo Penal, Legislação Especial, Direito Administrativo e Direito Constitucional. 

Já os testes de aptidão física (TAF) cobram as seguintes atividades:

  • Corrida de doze minutos, com valor máximo de dez pontos; 
  • Barra fixa, com valor máximo de dez pontos, devendo o candidato do sexo masculino realizar flexões completas, em suspensão, devendo o queixo ultrapassar a altura da barra, no tempo máximo de vinte e cinco segundos; se do sexo feminino, deverá manter-se em suspensão pelo tempo de até vinte e cinco segundos; 
  • Impulsão horizontal, com valor máximo de dez pontos, devendo o candidato realizar salto à distância. 

Os 13 passos de um concurso público. Entenda! 




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações