Governador anuncia que chamará aprovados do concurso PM-SE em agosto - Folha Dirigida
Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Governador anuncia que chamará aprovados do concurso PM-SE em agosto

A Polícia Militar chamará os aprovados no concurso para o curso de formação no início do segundo semestre, de acordo com o governador.

O governador do Sergipe, Belivaldo Chagas, confirmou que chamará todos os 330 aprovados do concurso da Polícia Militar para o curso de formação em agosto. O anúncio foi feito por meio de sua página oficial do Facebook na últim quarta-feira, 14.

A fala do chefe do executivo foi registrada durante o momento #PapoReto, que foi publicado em vídeo na sua rede social. Ele afirma que os candidatos classificados para os cargos de soldado e oficial serão chamados para o curso na primeira quinzena desse mês.

Além disso, Belivaldo disse que pretende chamar mais aprovados durante o prazo de validade, que será de dois anos podendo chegar a quatro. Segundo ele, a expectativa é para que possa convocar pelo menos mil policiais durante esse prazo.

Confira o vídeo!

Desembargador anula a suspensão do concurso PM-SE

No início do mês de maio, o juiz Manoel Costa Neto, da 1ª Vara Cível de São Cristóvão, determinou a suspensão do concurso para soldados da Polícia Militar de Sergipe (PM-SE). O novo pedido de suspensão do concurso pedia a anulação das provas objetivas aplicadas em julho do ano passado, além de todas as etapas posteriores.

De acordo com o Tribunal de Justiça do estado, a decisão ainda cabia recurso e a PM-SE disse que não foi notificada. O IBFC, organizador do concurso, e a Secretaria de Planejamento do Governo de Sergipe (Seplag) não se manifestaram.

No entanto, na última segunda-feira, 13, foi decidido pela Justiça de Sergipe, através do desembargador Roberto Porto, pela anulação da liminar que suspendia o concurso para soldados da Polícia Militar.

A decisão atende a um pedido do próprio governo do Estado, afirmando que junto ao IBFC garantiu a lisura do concurso e evitou que as tentativas de fraude fossem levadas adiante. 

“A não concessão do efeito suspensivo ao apelo pode configurar graves danos à figura do Estado de Sergipe, bem como aos candidatos aprovados no concurso que atuaram de forma honesta e lícita”, justificou o desembargador na decisão.

O concurso PM-SE já havia sido suspenso em agosto do ano passado, após tentativas de fraudes e candidatos chegaram a ser presos por envolvimento no esquema. Mas a decisão foi revogada pelo desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto. O TAF foi realizado em setembro de 2018 e os resultados foram homologados em março deste ano.

PM-SE convocará para o curso em agosto (Foto: Divulgação)
Concurso PM-SE convocará para o curso em agosto
(Foto: Divulgação)​​​​​

PM-SE oferta para soldado e oficiais

O concurso da Polícia Militar do Sergipe é destinado a preencher 330 vagas, das quais 300 são para o cargo de soldado e 30 para oficial, cujo edital com as todas as regras foi publicado em abril de 2018.

Do total de vagas para soldado, 270 são para ampla concorrência e 30 para negros, sendo 240 para homens e 60 para mulheres. A carreira requer nível médio completo, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B, que deverá ser comprovada no momento do curso de formação.

Das vagas de oficial, 27 são em ampla concorrência e três para candidatos declarados negros, sendo dessas 24 para o sexo masculino e 6 para feminino. A carreira exige o bacharelado em Direito, além de também ter Carteira Nacional de Habilitação na caterogia B, que será exigida durante o curso de formação.

O vencimento inicial é de R$3.370 para o soldado e R$9.236,39 para os oficiais. Os participantes passaram por provas escritas, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica e pesquisa da conduta social, da reputação e idoneidade. 




Comentários