Folha Dirigida Entrar Assine

Suspeita de fraude suspende concurso para oficiais da PM-SC

O concurso da Polícia Militar de Santa Catarina foi suspenso por suspeita de fraude. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial.

Polícia Militar
Polícia Militar de Santa Catarina: concurso sob investigação
O concurso da Polícia Militar de Santa Catarina foi suspenso por suspeita de fraude. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira, 21, em Diário Oficial.

Segundo a nota, o Ministério Público do estado recomendou a suspensão até a "apuração de suposta divulgação extraoficial de informações do concurso público". Assim, até que sejam confirmadas ou excluídas as possibilidades, a seleção continuará em suspenso.

A Polícia Militar também divulgou edital falando sobre a suspensão em sua página oficial.

"O Secretário de Estado da Segurança Pública e o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, resolvem: Tornar público a SUSPENSÃO do Edital nº 91/CESIEP/2017, em conformidade com a Recomendação nº 0009/2017/12PJ/CAP do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, enquanto durar a apuração de suposta divulgação extraoficial de informações do Concurso Público destinado a selecionar candidatos para admissão no Curso de Formação de Oficiais e posterior provimento de vagas do Quadro de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina. Em caso das suspeições não se confirmarem será realizado o ato de reabertura do Concurso Público com as devidas alterações do Cronograma de Atividades previsto no ANEXO I."

Outros casos no Brasil

Este não é o primeiro caso de fraude em concurso. Esta semana, a Polícia Federal realizou uma operação contra fraudes. No Distrito Federal, por exemplo, integrantes da chamada "máfia dos concursos" foram detidos.
 
No Acre, o Ministério Público está de olho nos concursos da Polícia Civil e Polícia Militar (ainda em andamento) também investigados por denúncia de vazamento.

Gabaritos preliminares do concurso haviam sido divulgados

O resultado dos recursos do concurso da PM-SC seria publicado no dia 25 de setembro, junto com o resultado preliminar da prova escrita. Segundo o antigo  cronograma, apenas em 10 de janeiro de 2018 seria publicado o resultado final do concurso. Mas com a investigação do MP, o cronograma está todo suspenso.

O concurso oferta 70 vagas imediatas para oficiais, em que é necessário nível superior em Direito. Do total, 65 para os candidatos do sexo masculino e cinco para os do sexo feminino.

Os aprovados no PM-SCdeverão fazer o curso de formação, em que receberão R$4.764,24 por mês. Após o curso, serão formados em 2º tenente e terão vencimentos de R$12.882,69.

O que fazer quando se deparar com fraudes em concursos? Leia a entrevista da FOLHA DIRIGIDA com Sergio Camargo, especialista em concursos públicos e presidente da CAP-OAB/RJ!
 
frade-concursos

 

PF realiza operação contra fraudes em concursos



Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários