Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Futuro do concurso PM-RN deve ser definido em breve

Futuro do concurso PM-RN deve ser definido em breve

A Comissão do concurso PM-RN está em fase de reuniões para definir a data de publicação do novo edital. As informações foram dadas pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Comunicação.

O concurso da Polícia Militar do Rio Grande, que já tirou o sossego de muitos candidatos e exigirá nível superior, está perto de relançar seu edital. Conforme apurou FOLHA DIRIGIDA junto à Assessoria de Comunicação da Secretaria de Administração, a comissão especial do concurso fará reuniões ainda esta semana para ajustar as diretrizes do concurso.
 
Segundo informou o assessor de comunicação do órgão, questões como a data de publicação do novo edital e a data para devolução da taxa de inscrição dos desistentes serão algumas das pautas da reunião do grupo. “A comissão está em fase de reuniões para lançar o novo edital”, disse o representante.
 
soldados PM-RN

Edital PM-RN pode ser republicado em breve
(Foto: Divulgação)

 
Ainda segundo a assessoria da Secretaria de Administração, a comissão do concurso está dedicando esforços para agilizar todo o processo. Um encontro estava estava marcado para acontecer entre a comissão na última segunda-feira, 12, mas precisou ser cancelado e será remarcado ainda para esta semana.
 
“Os encaminhamentos estão sendo providenciados. A expectativa é que a definição do concurso PM-RN saia o mais rápido possível”, explicou o assessor.

Edital do concurso PM-RN será republicado: entenda

O concurso PM-RN foi suspenso no dia 30 de janeiro, conforme publicou o Diário Oficial do Estado. Os motivos para a suspensão do concurso foram inconsistências encontradas no edital pelo Ministério Público do Estado. As irregularidades também foram legitimadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que  exigiu que o concurso republicasse seu edital fazendo as mudanças necessárias.
 
Segundo a análise feita pelo MP-RN, a comissão responsável pelo concurso terá que fazer os ajustes necessários para que o concurso prossiga. A PGE, por sua vez, acatou as determinações do TJ. As exigências são:
 
-> Acrescentar três novos requisitos:
* ter diploma de nível superior;
* ser aprovado na avaliação psicológica (que não constava no edital inicial);
* ter documento de habilitação de categoria B, no mínimo
 
-> Acrescentar mais uma etapa de avaliação:
* exame psicológico
 
O concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte oferta mil vagas para soldado, sendo 938 para o sexo masculino e 62 para o sexo feminino. Os vencimentos durante o curso de formação são de R$954 e, após o ingresso, de R$2.904. O prazo de validade do concurso PM-RN será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Procuradoria Geral-RN não recorrerá da decisão

A exigência do TJ-RN de republicação do edital do concurso da polícia militar consistiu em um processo judicial, e por isso, coube  Procuradoria Geral do Rio Grande do Norte analisar se caberia entrar com recurso ou se aceitariam a decisão da Justiça. Depois de muita ansiedade por parte dos concurseiros, a decisão foi tomada: “Nós não vamos recorrer”, afirmou Francisco Wilkie, procurador do órgão.
 
Segundo o procurador, o órgão fez a pesquisa no texto da lei estadual 613/2018 (que exige nível superior para os cargos da PM-RN) e entendeu que a decisão do TJ tinha fundamento.
 
“Para evitar maiores desgastes para todos, inclusive para os candidatos, nós decidimos enterrar esta discussão”  disse.
 
O representante esclareceu ainda que, diferente do que se questionava a respeito da nova regra, a lei 613/2018 já estaria em vigor no momento da divulgação do edital. “Nós analisamos a lei e vimos que já estava em vigor”, completou.
 
Na ocasião, o representante da PGE-RN, Francisco Wilkie, contou também que a decisão do órgão de não recorrer foi enviada no dia 15 de fevereiro à Comissão Especial do concurso. Ele reforçou ainda que as próximas diretrizes da seleção estão sob responsabilidade da comissão.

Continue a sua preparação para o concurso PM-RN

A preparação para o concurso PM-RN não pode parar. O edital será republicado e os estudos não podem ficar de lado. Se você ainda concorrerá a uma vaga de soldado, confira algumas dicas.

 

Baixe o e-book "10 erros que você não pode cometer em testes físicos para concursos"

Que tal assistir a um aulão de véspera presencial? Revise os tópicos mais importantes do edital e que podem fazer a diferença na hora da prova. 

 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações