Urgente! Ceperj pode ser oficializada como banca do concurso PM-RJ

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, presidente da Ceperj afirma que fundação deve ser oficializada como banca do concurso PM-RJ.

A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) deve ser oficializada como organizadora do concurso para oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ). A informação foi dada pelo presidente da Fundação, Pedro Castilho, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA. 

Em entrevista na última quinta-feira, 25, o presidente falou sobre os processos que devem ser tomados, até a oficialização da banca, assim como as previsões para a publicação do edital e o início das inscrições.

De acordo com o presidente da Ceperj, Pedro Castilho, o Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro já entrou em contato com a Fundação, com o intuito de que a mesma realize o concurso para a carreira de oficiais. 

"Nós recebemos um ofício do Comando Geral da PM, da diretoria de Pessoal, para que este concurso possa ser realizado pela Fundação Ceperj. Vale lembrar que a Fundação goza da prerrogativa, por conta de decreto, logo, estas instituições públicas inicialmente fazem contatos conosco". 

Por decreto (nº 42.298 de fevereiro de 2010), a Ceperj tem a prerrogativa para a realização de concursos públicos voltados à administração direta, autárquica, fundacional e para empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado do Rio de Janeiro.

Ainda segundo Pedro Castilho, a busca por outras bancas organizadoras só acontece quando a Ceperj "declina da proposta". De acordo com o presidente, em relação ao concurso para oficiais da PM-RJ, não há uma motivação por não realizar a seleção. Logo, a Fundação deverá seguir com os trâmites para ser oficializada como organizadora. 

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

'Edital pode ser publicado entre dezembro e janeiro', diz presidente

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a PM-RJ afirmou que a previsão inicial era publicar o edital até o fim do mês de setembro, o que não ocorreu devido o processo de escolha da organizadora, que estava em andamento. 

Com o processo em andamento e o interesse da Ceperj em realizar o concurso, Pedro Castilho indicou que a PM-RJ tem uma necessidade por novos oficiais, no entanto, o edital só deverá sair entre dezembro deste ano e janeiro de 2019.

"Como a Academia de Polícia tem uma programação e uma nova turma só deverá iniciar em 2019, eu imagino que o edital deva ser publicado entre dezembro e janeiro", afirmou o presidente da Ceperj.

Em julho deste ano, segundo fontes da FOLHA DIRIGIDA, o edital já estaria pronto. Com a Ceperj sendo oficializada como banca organizadora, a publicação do documento deverá ocorrer logo após esta definição, com previsão ainda para este ano.

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato nesta sexta-feira, 26, com a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, para obter informações sobre a escolha da banca e prazos para a divulgação do edital. No entanto, até a publicação desta matéria, a PM-RJ não retornou o contato.  

Concurso PM-RJ oferecerá 37 vagas para oficiais   

Concurso PM-RJ terá 37 vagas para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ)
PM-RJ realizará concurso para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ)

Autorizado em julho deste ano, pelo governador Luiz Fernando Pezão, o concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro oferecerá 37 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em horário integral. As oportunidades consideram cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações na corporação. 

concurso de oficiais da PM-RJ também respeita as regras estabelecidas pelo Regime de Recuperação Fiscal. O número de vagas foi calculado a partir de setembro de 2017, quando o estado adotou a medida protetiva. 

Segundo a PM-RJ, a previsão é que o curso seja iniciado no primeiro bimestre de 2019. Embora a última seleção para oficiais da PM-RJ, realizada em 2017, tenha contado com requisitos como idade entre 18 e 35 anos, até a data da matrícula no curso, a corporação comunica que, agora, os candidatos deverão ter até 30 anos e, obrigatoriamente, graduação em Direito.

Após a conclusão do curso de formação, que terá dois anos de duração, os aprovados irão ingressar na carreira de oficiais da PM-RJ como segundo-tenente, com ganhos de R$7.605,10.

Ceperj realizará outros concursos no Estado do Rio

Além do concurso para oficiais da PM-RJ, a Ceperj também é a mais cotada para organizar a próxima seleção da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Até o momento, a Fundação já foi confirmada como organizadora do processo seletivo da Seap-RJ e da Seeduc-RJ. O presidente da Ceperj, Pedro Castilho, fala sobre este e outros concursos, na entrevista completa abaixo. Confira! 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Entrevista por: Gustavo Portella ([email protected])