Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Saiba como iniciar os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Saiba como iniciar os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, professor do Gran Cursos Online dá dicas de estudos para o próximo concurso de oficiais da PM-RJ.

O próximo concurso para oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) já está em fase de escolha da banca organizadora, sendo a Ceperj a mais cotada, segundo o presidente da Fundação, Pedro Castilho. Com expectativa de edital em breve, FOLHA DIRIGIDA traz dicas de estudo, para quem aguarda o início das inscrições para a seleção. Confira! 

O concurso da PM-RJ oferecerá 37 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em horário integral. Os futuros candidatos deverão ter até 30 anos de idade e, obrigatoriamente, graduação em Direito. Os ganhos para a carreira podem chegar a R$7.605,10.

Para quem espera o edital desta seleção, FOLHA DIRIGIDA traz as dicas do professor de Direito Penal do Gran Cursos Online, Flavio Milhomem, que fala como se preparar para o concurso de oficiais da corporação.

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Segundo ele, o novo concurso deve apresentar o mesmo perfil da última seleção, realizada em 2017. Para o professor, os estudos devem considerar o último edital. Em Direito Público, por exemplo, os principais tópicos para os estudos constam no conteúdo programático do ano passado.

Além disso, em Direito Administrativo, conceitos de administração pública, regulamentação dos atos administrativos e controle e responsabilização da administração são os temas mais prováveis.

"Já Em Direito Constitucional, a organização dos poderes, direitos e garantias fundamentais e administração pública são os tópicos a serem estudados", indicou. 

Em Direito Penal, crimes contra a administração pública, o patrimônio e a teoria geral do crime são elementos que devem ser considerados, durante a preparação para o próximo concurso da PM-RJ .

Em Processo Penal, temas como prisão e liberdade provisória, ação penal e inquérito policial podem ser cobrados no próximo edital. Por fim, Flavio Milhomem ressalta que, em Direito Penal Militar, a aplicação da lei penal militar, crimes contra a autoridade ou disciplina militar e crime militar são conteúdos que devem ser incluídos nos estudos.

Como iniciar os estudos para o concurso PM-RJ?

Para quem tem dúvidas sobre como se preparar para o concurso PM-RJ, o professor Flavio Milhomem indica, inicialmente, uma leitura criteriosa da legislação, ou seja, lei seca. Além disso, questões de outras provas devem ser feitas.

"A preparação adequada deve passar pela resolução de questões já cobradas sobre os temas, principalmente em concursos anteriores da PM-RJ", afirmou.

Concurso PM-RJ terá 37 vagas para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ)
PM-RJ prepara edital de concurso para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ) 

 

Em relação a concursos já realizados, que podem ser usados como base para os estudos, o professor afirma que uma boa referência é começar pelas seleções já feitas pela Ceperj. O intuito, caso a banca seja oficializada, é analisar o estilo das questões, começando por seleções como as da Fundação Santa Cabrini (FSC) e Seap-RJ.

Presidente da Ceperj prevê edital até janeiro de 2019

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, no dia 25 de outubro, o presidente da Pedro Castilho falou sobre os processos que devem ser tomados, até a oficialização da banca como organizadora do concurso PM-RJ.

De acordo com Pedro Castilho, o Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro já entrou em contato com a Fundação, com o intuito de que a mesma realize o concurso para a carreira de oficiais. 

Com os trâmites em andamento e o interesse da Ceperj em realizar o concurso, Pedro Castilho indicou que a PM-RJ tem uma necessidade por novos oficiais, no entanto, o edital só deverá sair entre dezembro deste ano e janeiro de 2019.

"Como a Academia de Polícia tem uma programação e uma nova turma só deverá iniciar em 2019, eu imagino que o edital deva ser publicado entre dezembro e janeiro", afirmou o presidente da Ceperj.

Em julho deste ano, segundo fontes da FOLHA DIRIGIDA, o edital já estaria pronto. Com a banca sendo oficializada, a publicação do documento deverá ocorrer logo após esta definição. Até o momento, a PM-RJ não confirmou as declarações do presidetente da Ceperj.

Confira entrevista com o presidente da Ceperj

Além do concurso para oficiais da PM-RJ, a Ceperj também é a banca mais cotada para organizar a próxima seleção da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Até o momento, a Fundação já foi confirmada como organizadora das seleções da Seap-RJ e Seeduc-RJ. O presidente da Ceperj, Pedro Castilho, fala sobre este e outros concursos, na entrevista completa abaixo. Confira! 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações