Versão nova do site ativada

PM-RJ quita dívida com banca do concurso e convocações ficam próximas

A Polícia Militar do Rio de Janeiro pagou as dívidas com a Exatus, banca do concurso de 2014. Com isso, as convocações ficam próximas.

21/06/2018 17:19 | Atualizado: 22/06/2018 16:56

21/06/2018 17:19 | Atualizado: 22/06/2018 16:56

A espera dos candidatos do concurso PM-RJ 2014 pode, enfim, terminar! O resultado final da seleção será publicado nos próximos dias. A grande pendência era o pagamento da Exatus, banca organizadora. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Rio de Janeiro, as dívidas foram quitadas na terça-feira, 19 de junho, durante reunião realizada na Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania.

Estiveram presentes membros da PM-RJ, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado e da Exatus. Durante o encontro, a empresa apresentou os documentos que estavam pendentes, como os resultados dos exames médicos. Ao final, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que a banca se compromete a publicar o resultado final do concurso.  

Tais informações foram obtidas com exclusividade pela FOLHA DIRIGIDA na quarta-feira, 20. Segundo o subchefe do estado-maior-geral administrativo, coronel Márcio Basílio, "ficou ajustado que a empresa publicará em seu site nos próximos dias os resultados dos exames médicos e após o prazo recursal também será publicada a classificação final".

Concurso PM-RJ está em andamento desde 2014 (Foto: PM-RJ)

 

A corporação recomenda que os candidatos fiquem atentos ao site da Exatus e em caso de qualquer dúvida entrem em contato com o Centro de Recrutamento e Seleção de Praças - CRSP da Polícia Militar. A boa notícia é que alguns candidatos já foram convocados para entrega dos documentos para etapa de pesquisa social, realizada pela própria corporação.

Um deles é o representante dos concorrentes do concurso PM-RJ, Alex Medeiros. Ele explicou que “isso é uma espécie de pré-matrícula, mas o CRSP ainda não sabe quando sairá novas convocações para o curso de formação”.

Concurso PM-RJ esteve sem definição há anos

Os exames médicos realizados pelos candidatos não tiveram os resultados publicados desde 2016. Em julho deste ano, a deputada Marta Rocha (PDT) já tinha esclarecido que a Exatus – localizada no interior do Paraná – não entregaria o resultado caso a dívida não fosse paga pelo estado.

"O grande entrave é que a Extaus não entrega os resultados dos exames médicos, alegando que ainda não houve pagamento de uma das parcelas. Temos o compromisso da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de uma intervenção imediata na busca de uma solução", destacou a parlamentar, na época.

Desde que o edital foi publicado, em 2014, o concurso foi rodeado de polêmicas, como questões mal formuladas, recursos rejeitados e diversas ações na Justiça. Das 6 mil vagas oferecidas, somente 1.334 foram preenchidas pelos recrutas que participam do curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os demais aguardam por novas convocações.

Segundo general Nunes, 1.100 policiais serão convocados

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, General Richard Nunes, informou que 1.100 aprovados no concurso PM-RJ serão convocados em breve para o curso de formação de praças. A previsão inicial era isso acontecesse até final de maio, o que ainda não foi feito. O grande entrave para essas convocações era a regularização dos salários dos servidores do estado.

Tenha acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos: 

No dia 24 de abril, o governo pagou a última parcela do 13º. No entanto, a administração estadual retomou, a partir do dia 16 de maio, a aplicação do Regime Adicional de Serviço (RAS), que regulamenta as horas extras por funcionários da Segurança. Em entrevista à rádio CBN, o general Nunes disse que, após a retomada desse serviço, o próximo passo seria a convocação de aprovados nos concursos PM e PC-RJ.

“O pagamento dos salários atrasados foi uma etapa vencida. Depois do início do RAS, a próxima etapa, já acordada com o governo do estado, é a chamada de cerca de 1.100 policiais militares do concurso de 2014 e 96 papiloscopistas do concurso da Polícia Civil também daquela época. Temos ainda outros pedidos numa prioridade que vamos efetivar na medida em que avancemos nessas contratações”, detalhou o secretário de segurança.

O representante dos candidatos, Alex Medeiros, contou à FOLHA DIRIGIDA que participa de recorrentes reuniões com na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para cobrar mais convocações. Ao todo, 4 mil aprovados no concurso PM-RJ aguardam as convocações para ingresso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) desde 2014.

‘Chamada de aprovados é prioridade da intervenção federal’

De acordo com o chefe de Gabinete da Intervenção, Mauro Sinott, o aumento do efetivo em órgãos de Segurança será prioridade na gestão do interventor federal, general Braga Netto. A informação foi dada em entrevista coletiva realizada no dia 27 de fevereiro. 

CADASTRE-SE para ter acesso a este conteúdo

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Inscrições Encerradas

PM-RJ - 2013 - 6.000 vagas - Soldado

RJ
Até R$2382,89
Fund...
6000 vagas