Concurso PMERJ: 'teremos 12 mil policiais até 2022', diz Witzel

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel afirmou que, até 2022, 12 mil policiais militares serão contratados. Concurso PMERJ em pauta.

O concurso PMERJ voltou a estar em destaque nesta segunda-feira, dia 22. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou que 12 mil policiais serão contratados, até 2022.

As declarações foram dadas em evento no Palácio Guanabara, onde Witzel fez um balanço das ações na Segurança Pública no Estado, no 1º semestre do ano. 

"Nós vamos formar 12 mil policiais até 2022. É  a meta mínima. Pode ser que, com o apoio do corpo de fuzileiros navais, consigamos ampliar esse número. Mas esses 12 mil policiais serão entregues aos vários municípios para ampliar a capacidade operativa dos batalhões", comprometeu-se o governador. 

Para isso, o Estado precisará abrir o concurso PMERJ, que já está em pauta. A pendência é a chamada de todos os aprovados de 2014, ano da última seleção.

O cargo de soldado é destinado a quem possui o nível médio, tem de 18 a 30 anos e altura mínima de 1m60 para mulheres e 1m65 para homens. Os ganhos passam dos R$3 mil mensais. 



'3 mil serão chamados até o fim do ano', garante o governador

O governador Wilson Witzel também falou sobre a chamada de aprovados do concurso válido da PMERJ para soldados. De acordo com o chefe do Executivo fluminense, 3 mil aprovados serão convocados até o fim deste ano.

Secretário da PM-RJ vê necessidade de novos concursos e convocações
+ Witzel veta projeto que fixa idade nos concursos PM e Bombeiros-RJ

Desde que Witzel tomou posse, o governo vem autorizando a chamada de aprovados. A mais recente ocorreu na quinta-feira, 18, quando 500 candidatos se apresentaram ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Na ocasião, a Assessoria de Imprensa da corporação explicou à FOLHA DIRIGIDA que essa é a segunda turma a ingressar no curso de formação profissional em 2019.

Os 500 candidatos foram chamados no mês de junho pelo governo do Estado. Eles conseguiram a aprovação nas etapas do último concurso PMERJ, realizado em 2014, que segue válido. 

coletiva segurança rj
Governador anuncia reforço no efetivo da PMERJ
em evento no Palácio Guanabara (Foto: Fernanda Gomes)

Concursos PMERJ precisarão de 9 mil vagas

Para atender o prometido pelo governador, ou seja, o reforço de 12 mil policiais, a Polícia Militar do Rio de Janeiro precisará abrir 9 mil vagas nos próximos três anos. Isto porque as demais 3 mil já serão preenchidas por aprovados no concurso PM-RJ de 2014, assim como confirmado por Witzel.

Não se sabe ainda como será essa divisão, porém é provável que a PMERJ realize mais de um concurso até o fim do mandado de Wilson Witzel.

Acesse curso de preparação para concursos:

Durante o evento, o governador falou também sobre a expansão do programa Segurança Presente, que até o fim do ano deverá contemplar mais nove localidades, incluindo os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. As medidas evidenciam a necessidade de aumento no efetivo.

Comentários