Concurso PMERJ: sai convocação para mais 232 candidatos a soldados

A Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou nesta quarta-feira, 11, a convocação de mais 232 candidatos do concurso PMERJ para entrega de d

Mais 232 candidatos a soldados do concurso PMERJ de 2014 foram convocados nesta quarta-feira, 11, pela Secretaria de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os nomes foram divulgados no Diário Oficial do Estado para entrega dos documentos. Essa é a etapa que antecede o curso de formação profissional.

Baixe a convocação completa de 11 de setembro!

A partir dos comparecimentos e confirmação documental, a PM fará uma nova convocação para início das aulas. Os convocados deverão comparecer ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças entre 11 e 13 de setembro.

O participante precisa verificar no documento publicado no Diário Oficial em qual data deverá comparecer, munido dos seguintes itens:

  • Identidade (Original e Cópia);
  • CPF (Original e Cópia);
  • PIS/PASEP (Original e Cópia), se o candidato não possuir o PIS, solicitar o Nada Costa da CEF;
  • CNH (Original e Cópia);
  • Título de Eleitor (Original e Cópia);
  • Último comprovante de votação (Original e Cópia), ou Certidão de Quitação Eleitoral (Recente)
  • Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio, com a publicação no DOERJ (Original e Cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (Original e Cópia);
  • Certificado de Reservista ou CDI (Original);
  • 01 Foto 3x4;
  • Uma caneta esferográfica (azul ou preta).

Nas últimas semanas, 554 outros concorrentes também foram chamados para a apresentação dos documentos.

PMERJ convoca mais candidatos do concurso para apresentação
de documentos (Foto: Divulgação)

 

O governador Wilson Witzel, ao assumir o Estado, se comprometeu a chamar 3 mil aprovados no concurso PMERJ para início do curso formação em 2019.  Até o momento, mil já iniciaram as aulas.

Dessa forma, a expectativa é que as 2 mil chamadas restantes ocorram até o final do ano. A meta do governo é recompor o efetivo da corporação e reforçar o patrulhamento ostensivo das ruas.

A incorporação dos aprovados foi possível graças a um acordo entre o Estado e a Assembleia Legislativa (Alerj). A Casa se comprometeu a arcar com os salários dos policiais até o fim de 2020.

+ Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
+ Witzel anuncia 8 mil soldados até 2021 e indica novo concurso PMERJ

Chamadas são positivas para novo concurso PMERJ

As convocações de aprovados são favoráveis ao novo concurso de soldados da PMERJ. Isso porque o governo e a própria Polícia Militar já confirmaram que a próxima seleção será aberta apenas depois da chamada de todos os remanescentes de 2014.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a PM do Rio disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Já o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, adiantou que os estudos de um novo concurso para soldados já começaram.

No último dia 18 de junho, ele recomendou que os candidatos continuem estudando, pois um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

O cargo de soldado tem como pré-requisitos o nível médio completo, idade de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa para R$3.452,55. 

+ Concurso PMERJ: ampliação do Segurança Presente prevê mais efetivo

Witzel anuncia contratação de 8 mil soldados até 2021

Witzel anunciou na terça-feira, 10 de setembro, que 8 mil soldados serão contratados até 2021 para Polícia Militar do Estado. Com isso, um novo concurso PMERJ poderá ser aberto para atingir esse quantitativo.

O governador, inclusive, destacou o aval para que o secretário de Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueredo, abra mais vagas nos cursos de formação de soldados. 

De acordo com ele, até o final deste ano, 600 policiais militares terão concluído o curso de formação e serão distribuídos entre os batalhões do Estado.

A previsão do governo é que, em 2020, mais 4 mil soldados estejam em formação. Esse é o mesmo número de concursados que serão chamados em 2021, segundo Witzel. 

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Para atender essa promessa, o governo precisará abrir 9 mil vagas nos próximos três anos. Isso porque o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro com apenas 3 mil aprovados.

O governador anunciou que, primeiro, chamará os remanescentes dessa seleção para divulgar um novo edital. Para que consiga formar tantos policiais, o Witzel revelou que, além do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), serão instaladas companhias-escolas em alguns batalhões.  



Comentários