Concurso PMERJ: mil aprovados se apresentam para curso de formação

Nesta quarta-feira, 27, mil aprovados no concurso PMERJ se apresentaram no Centro de Recrutamento para início do curso de formação

Mais mil aprovados no concurso PMERJ de 2014 se apresentaram nesta quarta-feira, 27, para ingresso no Centro de Recrutamento e Seleção de Praças. De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, esse é mais um importante passo para a recomposição do efetivo.

Por ordem de classificação, na parte da manhã, se apresentou o primeiro grupo com 500 concursados para regularizar os documentos e receber autorização para ingresso no serviço público. Já na parte da tarde, foi recebido o segundo grupo também com 500 aprovados.

A lista de convocação foi publicada na segunda, 25, no Diário Oficial do Estado. As aulas terão início no dia 4 de dezembro para o primeiro grupo e no dia 26 de dezembro para a segunda turma. Com o ingresso de mil novos alunos no curso, sobe para 2.175 o quantitativo de soldados em formação.

Desse total, 198 serão diplomados até o final do ano. O governador Wilson Witzel chegou a anunciar que seriam convocados 1.800 aprovados. A corporação se estruturou para receber tal número de uma única vez.

Esse quantitativo, porém, teve que ser reduzido em função das restrições do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o Estado está submetido. Durante a medida protetiva, o ingresso de novos policiais só será possível pelo critério de vacância.

Curso de formação é última etapa antes da posse como soldado
(Foto: Divulgação/PMERJ) 

 

Diante disso, o governo só pôde convocar mil aprovados no concurso PMERJ para iniciar o curso de formação ainda este ano. Os 800 restantes serão chamados no decorrer do primeiro semestre de 2020.

O cargo de soldado tem como pré-requisitos o nível médio completo, de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, o salário do soldado é de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55.

Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
+ Concurso PMERJ Saúde: confirmado! Edital sai até o fim do ano

Chamada de remanescentes é favorável ao novo concurso PMERJ

A convocação de aprovados na seleção de 2014 é positiva para abertura de um novo concurso de soldados da PMERJ. Isso porque o governo do Rio de Janeiro e a Polícia Militar já confirmaram que o próximo edital só será publicado após a chamada de todos os remanescentes.

A PM do Rio de Janeiro, em nota à FOLHA DIRIGIDA, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Em contrapartida, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, assegurou que os estudos de um novo concurso para soldados já foram iniciados.

No dia 18 de junho, ele recomendou que os interessados continuem estudando, porque um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

Por sua vez, o secretário da Polícia Militar, Coronel Figueredo, também destacou que a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual.

+ Concurso PMERJ: governo forma 375 soldados e novo edital se aproxima
+ Concurso PMERJ 2014: 'serão todos convocados', afirma Witzel

Witzel afirma que 8 mil soldados serão contratados até 2021

Em coletiva de imprensa, o governador Wilson Witzel anunciou que 8 mil soldados serão contratados pelo Estado até 2021. Para o ano que vem, a promessa do governo é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação. Esse é o mesmo número de concursados que será chamado em 2021, conforme dito pelo chefe do Executivo estadual.

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Para atingir esse objetivo, a gestão terá que abrir novas vagas nos próximos três anos. Uma vez que o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro de apenas 3 mil aprovados.

À espera de novos concursos PMERJ, a Polícia Militar-RJ apresenta, em média, 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. A corporação deveria ter 37.541 profissionais na ativa, mas conta com somente 7.380.

Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro. Para reverter essa situação, o governador Witzel promete, desde o início de sua gestão, reforço nas equipes de Segurança Pública.

Comentários