Concurso PMERJ: governo forma 375 soldados e novo edital se aproxima

Com a formatura de mais 375 soldados e chamada de remanescentes, o novo concurso PMERJ fica mais próximo. Entenda!

Nesta sexta-feira, 8, ocorreu a cerimônia de formatura de 375 soldados aprovados no concurso PMERJ de 2014. Os novos policiais militares, segundo o governo, serão distribuídos entre as unidades operacionais com maior déficit de efetivo e maior incidência criminal na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Os soldados passaram por 12 meses de curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Em nota, o governo também confirmou que outros 1.200 alunos estão em processo de formação, previsto para encerrar ao longo do próximo ano.

Na cerimônia, o governador Wilson Witzel anunciou que convocará mil remanescentes no dia 22 novembro. Anteriormente, a gestão tinha informado que seriam 1.800 chamadas, sendo 350 para mulheres. 

A redução foi justificada pelo governo em razão do limite de vagas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os demais 800 serão convocados no próximo ano. 

"Fiquem tranquilos, serão todos convocados, é só uma questão de ajuste da escola para receber esses novos policiais", declarou no primeiro 'Papo com Witzel', programa ao vivo do governador nas redes sociais.

O chefe do Executivo estadual explicou que a demora para novas chamadas ocorre por questões de estrutura do curso de formação de praças. "Então é questão de organização da nossa estrutura para receber na PM", identificou Witzel.

Mias 375 soldados concluem curso de formação (Foto: Divulgação)

 

A formação de novos policiais e chamada de aprovados são positivas para o novo concurso de soldados da PMERJ. Uma vez que o governo e a própria Polícia Militar confirmaram à FOLHA DIRIGIDA que a próxima seleção só será aberta depois da convocação de todos os remanescentes de 2014.

A carreira de soldado exige nível médio completo, de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55.

Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
+ Concurso PMERJ 2014: 'serão todos convocados', afirma Witzel

Estudos para o novo concurso PMERJ já foram iniciados

A PM do Rio de Janeiro, em nota à reportagem, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Por outro lado, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, assegurou que os estudos de um novo concurso para soldados já começaram.

No último dia 18 de junho, ele recomendou que os interessados continuem estudando, pois um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

O secretário da Polícia Militar, Coronel Figueredo, também destacou que a recomposição do efetivo é uma das metas do governo estadual.

Para fortalecer o policiamento militar no Rio de Janeiro, Wilson Witzel pretende colocar 5 mil novos policiais nas ruas até o final deste ano. O anúncio é favorável ao concurso PMERJ 2019 para soldados.

+ Concurso PMERJ: Witzel anuncia convocação de cerca de 1.800 soldados

Sem concursos, PM tem menos 30 mil soldados que o previsto

À espera de novos concursos PMERJ, a Polícia Militar do Rio apresenta cerca de 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. A corporação deveria ter 37.541 profissionais na função, porém conta com apenas 7.380.

Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro. Para reverter esse panorama, o governador Witzel promete, desde o início de sua gestão, reforço nas equipes de Segurança Pública.

Witzel já afirmou que 8 mil soldados serão contratados pelo Estado até 2021. Para o próximo ano, a expectativa do governo é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação. Esse é o mesmo quantitativo de concursados que serão chamados em 2021, conforme dito pelo governador.

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Para atingir essa meta, a gestão terá que abrir novas vagas nos próximos três anos. Isso porque o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro de somente 3 mil aprovados.

O objetivo da atual gestão do Executivo estadual é recompor o efetivo da corporação e reforçar o patrulhamento ostensivo das ruas.

Comentários