Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso PMERJ: ampliação do Segurança Presente prevê mais efetivo

Na quarta-feira, 14, o governo do Rio de Janeiro anunciou a ampliação do programa Segurança Presente e a previsão de aumento do efetivo.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou na quarta-feira, 14, a ampliação do programa Segurança Presente em Niterói, município da Região Metropolitana. A operação, em parceria com a prefeitura, chegará aos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba.

De acordo com o governo do Estado, essa expansão requer mais efetivo para o reforço do policiamento. Estão previstas até o final do ano, mais 2 mil chamadas de aprovados no concurso PMERJ 2014 para soldados.

Witzel também anunciou que até 2022 serão contratados mais 12 mil policiais. O que, em consequência, significa que um novo edital será divulgado. Isso porque a última seleção não tem esse total de remanescentes para convocação.

O programa Segurança Presente funciona com policiais militares cedidos e com aqueles que desejam trabalhar em suas folgas. Por isso, os novos soldados que ingressarem na corporação poderão atuar nessa área.

“Desde o início do nosso governo, reduzimos todos os índices de criminalidade. Se hoje estamos aumentando o número de turistas no estado, com crescimento de cerca de 18% e hotéis em torno dos 65% de ocupação, é porque a segurança pública tem agido com rigor” disse o governador.

Segurança Presente atua em diversos bairros do Rio e Janeiro e
municípios do Estado (Foto: Divulgação)

 

Até o dia 12 de agosto, segundo dados do governo, a operação tirou das ruas 174 foragidos da Justiça e efetuou 204 prisões em flagrante. O Niterói Presente, por exemplo, foi responsável por encontrar cinco pessoas que estavam desaparecidas. Durante esse mesmo período, a operação prendeu 34 armas de fogo e dois fuzis.

“A ampliação deste projeto exitoso e carimbado pela sociedade fluminense é mais uma demonstração da preocupação do Governo do Estado com a segurança da população”, ressaltou o secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.

Na sexta-feira, 16, o programa Segurança Presente começa a atuar em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense. A iniciativa ainda chegará aos bairros cariocas de Laranjeiras (6 de setembro), Bangu (20 de setembro), Botafogo (4 de outubro), Barra da Tijuca (14 de novembro), Vila Isabel/Grajaú (20 de dezembro) e a cidade de Duque de Caxias (1° de novembro).

+ Tenha a assinatura Folha Dirigida + Degrau Cultural!
Concurso PMERJ: com edital previsto, 500 soldados iniciam formação

PMERJ convoca mais candidatos do concurso de 2014

A Polícia Militar do Rio de Janeiro divulgou, no dia 9 de agosto, nova convocação para o exame social e documental de 346 candidatos do concurso PMERJ 2014

Ao assumir a gestão do Estado do Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel se comprometeu a convocar 3 mil candidatos para o início do curso de formação em 2019. Até o momento, mil já foram chamados para as aulas. A expectativa agora é que as 2 mil convocações restantes ocorram até o final do ano.

O objetivo do atual governo é recompor o efetivo da corporação e reforçar o patrulhamento ostensivo das ruas. A incorporação dos aprovados só foi possível graças a um acordo entre o Estado e a Assembleia Legislativa (Alerj). A Casa se comprometeu a arcar com os salários dos PMs até o fim de 2020.

Acesse curso de preparação para concursos:

A carreira de soldado tem como pré-requisitos o nível médio completo, de 18 a 30 anos de idade e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55.

+ Projeto de Lei propõe temporários na PMERJ e nos Bombeiros-RJ

Chamada de aprovados é favorável ao novo concurso PMERJ

A convocação de aprovados para o curso de formação é um ponto positivo para um novo concurso de soldados da PMERJ. Isso porque o governo e a própria Polícia Militar confirmaram que a próxima seleção só será aberta após a chamada de todos os remanescentes de 2014.

A PM do Rio, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. Por outro lado, o porta-voz da corporação, coronel Mauro Fliess, adiantou que os estudos de um novo concurso para soldados já começaram.

No último dia 18 de junho, ele recomendou que os candidatos continuem estudando, pois um novo edital se aproxima.

"Temos um efetivo do concurso PMERJ 2014 que ainda será chamado. Para atender a capacidade operacional e da nossa formação, estamos realizando algumas obras no nosso Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças. Então, logo que as obras forem concluídas e a capacidade de receber esses candidatos esteja plena, com a autorização do governador, iremos elaborar um novo concurso", detalhou Fliss.

Witzel anuncia chamada de aprovados no concurso PMERJ:



Comentários