Concurso PMERJ 2014: 'serão todos convocados', afirma Witzel

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, firmou o compromisso de convocar todos os aprovados no concurso PMERJ de 2014

"Fiquem tranquilos, serão todos convocados, é só uma questão de ajuste da escola para receber esses novos policiais". Esse foi o compromisso assumido pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre as chamadas de aprovados no concurso PMERJ de 2014

A declaração ocorreu na terça-feira, 29, durante o primeiro 'Papo com Witzel', programa ao vivo do governador nas redes sociais. Ao ser questionado por diversas pessoas sobre o concurso da Polícia Militar do Rio de Janeiro, ele disse que convocará mais soldados. 

No dia 1º de novembro, segundo o governador, cerca de 400 novos policiais militares estarão formados. Mais 600 terão concluído o curso de formação em dezembro. De forma a ter mais mil soldados em atuação nas ruas. 

De acordo com Witzel, a conclusão dessas aulas permitirá a chamada de mais aprovados na seleção aberta há cinco anos

"Você interessado no concurso e nos candidatos aprovados em 2014: estaremos entregando agora mais 1.000 policiais. Agora, no dia 1º de novembro, estaremos com 400 policiais formados e mais 600 em 1º de dezembro. E isso vai permitir que convoquemos os policiais que foram aprovados no concurso de 2014".

Witzel afirma que todos os aprovados no concurso PMERJ serão
chamados (Foto: Agência Brasil)

 

O governador explicou que a demora para novas chamadas ocorre por questões de estrutura do curso de formação de praças. "Então é questão de organização da nossa estrutura para receber na PM", explicou.

Witzel apontou que recebeu a gestão do Estado sem perspectiva orçamentária para convocação de novos soldados. E que, mesmo assim, conseguiu chamar centenas de aprovados para início do curso de formação este ano. 

"Nós recebemos o Estado sem dinheiro e não havia perspectiva para convocar os policiais. Então, fique tranquilo, porque faremos isso este ano ainda", constatou o chefe do Executivo estadual. 

Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida!
+ Sem concursos, PMERJ tem 30 mil soldados a menos que previsto em lei

Governo prevê chamada de 1.800 aprovados

Em meados de outubro, Witzel já tinha anunciado a chamada de cerca de 1.800 aprovados no concurso PMERJ de 2014. Desse total, 350 serão mulheres a ocupar o cargo de soldado da Polícia Militar. 

Conforme vídeo publicado pelo governo, as convocações serão feitas no início de novembro. Os candidatos farão o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). 

À espera de novos concursos PMERJ, a Polícia Militar do Rio tem 30 mil soldados a menos que o determinado em lei. A corporação deveria contar com 37.541 profissionais na função, porém apresenta apenas 7.380. Os dados são de um levantamento feito pelo jornal O Globo, em setembro.

Para reverter essa situação, o governador Witzel promete, desde o início de sua gestão, reforço nas equipes de Segurança Pública. Em janeiro, ele confirmou a chamada de 3 mil remanescentes do concurso de 2014 para início do curso de formação. Desde então, apenas duas turmas já foram iniciadas. 

+ Concurso PMERJ: ampliação do Segurança Presente prevê mais efetivo
+ Concurso PMERJ: Witzel anuncia convocação de cerca de 1.800 soldados

Novo concurso PMERJ para soldado está em pauta

O governo Witzel ainda afirmou que 8 mil soldados serão contratados pelo Estado até 2021. Para o próximo ano, a perspectiva do governo é que 4 mil aprovados no concurso PMERJ estejam em formação. Esse é o mesmo quantitativo de concursados que serão chamados em 2021, conforme dito pelo governador.

“Até o final deste ano, entregaremos, dessas tropas que estão em formação, 600 policiais militares. Mas, isso é apenas o começo. No ano que vem, serão mais 4 mil policiais. Para 2021, mais 4 mil e até 2022 teremos recompletado a Polícia Militar com 12 mil soldados”, explicou o governador.

Para atingir esse objetivo, o governo precisará abrir novas vagas nos próximos três anos. Uma vez que o último concurso PMERJ, realizado em 2014, tem cadastro com somente 3 mil aprovados.

O governador anunciou, porém, que, primeiro, chamará os remanescentes dessa seleção para divulgar um novo edital.

Essas convocações são favoráveis ao novo concurso de soldados da PMERJ, uma vez que o governo e a própria Polícia Militar já confirmaram que a próxima seleção só será aberta após a chamada de todos os remanescentes de 2014.

Como um soldado da PMERJ atua? Descubra!



Comentários