Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso PM-RJ: resultado preliminar registra mais de 500 isenções

Concurso PM-RJ: resultado preliminar registra mais de 500 isenções

Foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 9, a lista preliminar com mais de 500 isenções no concurso da PM-RJ, que seleciona oficiais.

Mais de 500 candidatos estão isentos do pagamento da taxa de inscrição no concurso para oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ). A informação foi confirmada em uma lista preliminar divulgada na manhã desta quarta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), organizador da seleção.

Além das isenções concedidas, a banca organizadora divulgou a lista das pessoas que solicitaram a dispensa da taxa de inscrição, mas que não tiveram os pedidos atendidos. Mais de 800 candidatos pediram a isenção

De acordo com o cronograma do concurso da PM-RJ, na quinta-feira, 10, e sexta-feira, 11, será possível recorrer contra o resultado preliminar da isenção. O resultado definitivo desta etapa será publicado no dia 16 de janeiro.

Confira a lista preliminar das isenções deferidas

Lista de isentos no concurso

Os candidatos que não tiveram a solicitação de inseção aceita deverão pagar a taxa de inscrição, no valor de R$138, até o dia 21 de janeiro. A lista com todos os inscritos no concurso será publicada no dia 28 deste mês.  

Concurso PM-RJ segue com inscrições abertas

Quem deseja ingressar na PM-RJ, no cargo de oficial, ainda tem tempo para se inscrever na seleção. As inscrições estão abertas e seguem disponíveis até o próximo dia 20 de janeiro, por meio do site do Ibade. Para se inscrever, é preciso pagar a taxa no valor de R$138.

O concurso PM-RJ é destinado a graduados em Direito. A seleção possui oferta de 37 vagas, sendo 30 para a ampla concorrência e sete para cotas de negros e índios. Não há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Para concorrer, além da graduação, os candidatos precisam ter até 35 anos de idade (na data de publicação do edital: 27 de dezembro) e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

PM-RJ realiza concurso para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ)
Inscrições para concurso de oficiais da PM-RJ seguem abertas
(Foto: Divulgação/PMERJ)

 

Ao contrário da última seleção para oficiais, os candidatos realizarão as avaliações apenas na cidade do Rio de Janeiro. Os demais municípios da região metropolitana não terão locais de prova. O concurso PM-RJ será realizado por meio de cinco etapas, sendo elas:

  • Provas objetivas e discursivas
  • Exame Antropométrico e teste de Aptidão Física (TAF)
  • Exame Psicológico
  • Exame de Saúde
  • Exame Social e Documental

A primeira fase trará prova objetiva e redação, no dia 10 de fevereiro. Os locais de aplicação das avaliações serão divulgados a partir do dia 5 do mesmo mês, pelo portal da banca organizadora

A prova objetiva será composta por 60 questões, que serão distribuídas pelas disciplinas de: Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (dez) e Penal Militar (cinco). Para ser aprovado, o candidato deverá obter 50% dos pontos ou mais, além de não zerar nenhuma disciplina. 

Junto à prova objetiva será aplicada ainda uma redação, no modelo texto dissertativo. Os candidatos terão quatro horas e meia para concluírem ambas as avaliações. De acordo com o edital, somente serão corrigidas as 300 redações dos melhores classificados no exame de múltipla escolha.

Comece seus estudos para o concurso PM-RJ!

Prepare-se para concursos

Wilson Witzel quer concurso para soldados

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou que realizará concursos anuais com 2 mil vagas para soldados da Polícia Militar-RJ. A declaração foi dada no último sábado, 5, em entrevista coletiva na cidade de Guapimirim, no interior do estado.

O governador também confirmou o compromisso de convocar os aprovados no concurso para a carreira, que ocorreu em 2014. Hoje, mais de 3 mil candidatos aguardam o chamamento, para o curso de formação. 

A realização de concursos anuais para a Segurança é uma promessa de campanha de Witzel. Em setembro, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o atual governador destacou que a divulgação de novos editais para a PM e a Polícia Civil-RJ eram essenciais para suprir a carência de pessoal nas corporações.

“A Polícia Civil precisa e a Polícia Militar também, de um efetivo melhor e maior. A Polícia Civil tem um quadro com cerca de nove mil policiais, quando o ideal seria de 25 mil. Tanto delegado quanto policial estão em uma deficiência enorme. Na PM-RJ me foi informado que a deficiência hoje é algo em torno de 15 mil policiais”, expressou.

Prepare-se para o concurso da PM-RJ

Com previsão de novos concursos, de acordo com o governador, e seleção com inscrições abertas, a PM-RJ deve reforçar o seu quadro de servidores. Para os interessados no concurso de oficiais, que recebe inscrições até dia 20, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas. Confira! 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações