Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso PM-RJ: inscrições para oficiais são aceitas até domingo, 20

Concurso PM-RJ: inscrições para oficiais são aceitas até domingo, 20

O concurso para oficiais da PM-RJ está com inscrições abertas apenas até este domingo, 20 de janeiro. Fique atento aos prazos!

No domingo, 20, serão encerradas as inscrições do concurso para oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ). Se você sonha com carreiras de Segurança, tem graduação em Direito e até 35 anos, esta é uma ótima oportunidade. Portanto, fique atento aos prazos!

As inscrições estão abertas pelo site do Ibade, banca organizadora. Primeiro, é necessário preencher a ficha com todos os dados solicitados. Em seguida, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$138. O pagamento será aceito somente até segunda-feira, 21 de janeiro.

O número total de inscritos será divulgado no dia 28. Enquanto isso, a banca já informou que o concurso PM-RJ registrou mais de 800 pedidos isenções da taxa. Desses, cerca de 700 candidatos tiveram o benefício concedido, após análise dos recursos. 

Além do nível superior e idade de 35 anos (na data de publicação do edital: 27 de dezembro), para se candidatar é preciso ter altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

PM-RJ realiza concurso com vagas para formados em Direito
(Foto: Governo do RJ)

 

Neste concurso, são oferecidas 37 vagas para oficiais. O cargo tem remuneração de R$7.605,10, já incluídos os benefícios. O regime de contratação da Polícia Militar do Rio é o estatutário, que garante estabilidade ao servidor.

Provas do concurso PM-RJ serão realizadas em fevereiro

O concurso PM-RJ para oficiais será composto por cinco etapas: provas objetivas e discursivas; exame antropométrico e teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; exame de saúde; exame social e documental.

Ao contrário da última seleção para carreira, os concorrentes realizarão as etapas somente na cidade do Rio de Janeiro. Os demais municípios da Região Metropolitana não terão locais de prova. 

A primeira fase do concurso (prova objetiva e redação) está marcada para o dia 10 de fevereiro. Os locais de aplicação serão divulgados a partir do dia 5 do mesmo mês, pelo portal da banca organizadora. Os candidatos deverão responder a 60 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  1. Direito Administrativo – 15 questões;
  2. Direito Constitucional – 15 questões;
  3. Direito Penal – 15 questões;
  4. Direito Processual Penal – 10 questões;
  5. Direito Penal Militar – 5 questões.

Para ser aprovado, será necessário obter 50% dos pontos ou mais, além de não zerar nenhuma disciplina. Na prova discursiva, será cobrada uma redação, no modelo dissertativo.

Os candidatos terão quatro horas e meia para concluírem ambas as avaliações. De acordo com o edital, somente serão corrigidas as 300 redações dos melhores classificados no exame de múltipla escolha.

enlightenedComece sua preparação para o concurso PM-RJ

A menos de um mês das provas do concurso para oficiais da PM-RJ, é preciso intensificar os estudos. FOLHA DIRIGIDA tem materiais que te ajudarão a conquistar uma das vagas. Como por exemplo, questões da banca Ibade. Ao conhecer a forma de cobrança do organizador do concurso, você aumenta as chances de aprovação. Confira!


Comentários