Concurso PM-RJ de oficiais: corporação já escolhe organizadora

Com escolha de organizadora ainda em definição, o edital do concurso para oficial da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) deve atrasar.

A publicação do edital do concurso para oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ) deve atrasar. De acordo com a corporação, a previsão inicial era publicar o documento até o final deste mês de setembro, no entanto, isso não deve ocorrer, já que o processo de escolha da organizadora ainda está em andamento. 

Edital de oficial da PM-RJ deve atrasar (Foto: Governo do Rio/ PMERJ)
Edital de oficial da PM-RJ deve atrasar (Foto: Governo do Rio/ PMERJ)

Segundo a Assessoria de Imprensa da PM-RJ, não há uma nova previsão de publicação do edital. Esta divulgação ocorrerá após o resultado da licitação, que terá como objetivo a contratação da organizadora. 

"Ainda não temos previsão de quando será publicado o edital. A publicação do documento será precedida de uma licitação para contratar a empresa para aplicar o teste intelectual". 

Em julho deste ano, segundo fontes da FOLHA DIRIGIDA, o edital já estaria pronto. Caso isso se confirme, com a escolha da banca organizadora, a publicação do documento deverá ocorrer logo após a definição da banca, ainda este ano. 

Concurso da PM-RJ foi autorizado em julho

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, autorizou a realização de concurso para oficial da Polícia Militar do Estado do Rio, no dia 27 de julho deste ano. De acordo com a corporação, o concurso irá selecionar 37 candidatos para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em horário integral.

Ainda segundo a PM-RJ, a previsão é o curso seja iniciado no primeiro bimestre de 2019, com duração de dois anos. Para ingressar no CFO, o candidato precisa ter até 30 anos de idade e ser bacharel em Direito.

Embora o último concurso, realizado em 2017, tenha contado com requisitos como idade entre 18 e 35 anos, até a data da matrícula no curso de formação, a PM-RJ comunica que, agora, os candidatos deverão ter até 30 anos e, obrigatoriamente, graduação em Direito.

Após a conclusão do Curso de Formação de Oficiais, os aprovados irão ingressar na carreira de oficiais da PM-RJ como segundo-tenente, com ganhos de R$7.605,10.

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Concurso PM-RJ ocorre após negativas do Governo

Em julho deste ano, o governador Luiz Fernando Pezão assinou um decreto para a convocação de 1.380 aprovados no concurso PM-RJ, para o curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Na ocasião, em resposta à possibilidade de abertura de novos concursos para a PM-RJ, o governador afirmou que não seria possível, tendo em vista que ainda havia concursados para serem chamados.

No entanto, a autorização para um novo concurso para oficiais da PM-RJ foi concedida no final de julho, após o governador considerar cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações na corporação. 

concurso de oficiais da PM-RJ respeita as regras estabelecidas pelo Regime de Recuperação Fiscal. O número de vagas foi calculado a partir de setembro de 2017, quando o estado adotou a medida protetiva. Desta forma, ficou estabelecida a necessidade de reposição de 37 oficiais, por meio de uma nova seleção.

Último concurso da PM-RJ foi em 2017

Curso de Formação tem aulas práticas e teóricas para os novos policiais militares (Foto: PMERJ)
Curso tem aulas práticas e teóricas
para os novos policiais militares (Foto: PMERJ)

último concurso para oficiais da PM-RJ foi realizado no início de 2017, sob a organização do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). 

Na ocasião, os concorrentes foram avaliados por meio de prova objetiva e uma redação. Os exames ocorreram na capital e nas cidades de Niterói, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Resende, Cabo Frio, Macaé e Nova Friburgo. 

A prova objetiva contou com 60 questões de: Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (dez) e Penal Militar (cinco). 

Além das provas, foram realizados também exames antropométrico; psicológico; de saúde; e social e documental; além do teste de aptidão física.

Os aprovados no CFO, na turma de 2017, serão diplomados em meados de 2019. Eles irão concluir o curso como aspirantes e, após oito meses de estágio, irão ingressar na carreira de oficiais da PM-RJ como segundo-tenente.

Prepare-se para o concurso de oficial da PM-RJ

O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar mais um concurso na área de Segurança. Após a autorização para a seleção da Polícia Civil-RJ, que já define a organizadora do seu concurso, é a vez de a PM-RJ realizar uma nova seleção para oficiais. Para os que vão iniciar os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas de preparação. Confira!