Concurso PM-RJ: corporação quer finalizar minuta de edital este ano

Segundo a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), a corporação trabalha para finalizar a minuta do edital do concurso ainda este ano.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) trabalha para finalizar a minuta do edital, do seu próximo concurso, ainda este ano. Segundo o Centro de Recrutamento e Seleção da corporação, o intuito é deixar o documento pronto, para iniciar a seleção em breve. 

A minuta do edital, ou projeto básico, como é conhecida, serve como base para o edital oficial do concurso. É ela que traz as diretrizes e detalhes sobre a seleção, como número de vagas, provas a serem aplicadas e requisitos da corporação. Além disso, o documento é utilizado no processo de escolha da banca organizadora.

Autorizado em julho deste ano, pelo governador Luiz Fernando Pezão, o concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro oferecerá 37 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), que será realizado em horário integral. 

As oportunidades consideram cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações na corporação. Os futuros candidatos deverão ter até 30 anos de idade e, obrigatoriamente, graduação em Direito. Os ganhos para a carreira podem chegar a R$7.605,10.

Inicie os estudos para o concurso de oficiais da PM-RJ

Prepare-se para concursos

Presidente da Ceperj prevê edital até janeiro de 2019

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, no dia 25 de outubro, o presidente da Ceperj, Pedro Castilho, confirmou que o Comando Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro já entrou em contato com a Fundação, com o intuito de que a mesma realize o concurso para a carreira de oficiais. 

Com os trâmites em andamento e o interesse da Ceperj em realizar o concurso, Pedro Castilho indicou que a PM-RJ tem uma necessidade por novos oficiais, no entanto, o edital só deverá sair entre dezembro deste ano e janeiro de 2019.

"Como a Academia de Polícia tem uma programação e uma nova turma só deverá iniciar em 2019, eu imagino que o edital deva ser publicado entre dezembro e janeiro", afirmou o presidente da Ceperj.

Por decreto (nº 42.298 de fevereiro de 2010), a Ceperj tem a prerrogativa para a realização de concursos públicos voltados à administração direta, autárquica, fundacional e para empresas públicas e sociedades de economia mista do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, mesmo com a confirmação do presidente da Ceperj, a PM-RJ não confirmou a organizadora, alegando que: "não existe negociação, uma vez que as propostas (das bancas) ainda serão analisadas". 

 

Concurso PM-RJ terá 37 vagas para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ)
PM-RJ prepara edital de concurso para oficiais (Foto: Divulgação/PMERJ) 

Saiba como iniciar os estudos 

Com edital em produção e previsão de publicação já em janeiro de 2019, quem deseja se preparar para o concurso de oficiais da PM-RJ já pode iniciar os estudos. De acordo com o professor de Direito Penal do Gran Cursos Online, Flavio Milhomem, a preparação pode começar com o último edital da corporação para a carreira, divulgado em 2017.

"A preparação adequada deve passar pela resolução de questões já cobradas sobre os temas, principalmente em concursos anteriores da PM-RJ", afirmou.

Em relação aos concursos já realizados, que podem ser usados como base, durante a preparação, o professor afirma que uma boa referência é começar pelas seleções já feitas pela Ceperj. O intuito, caso a banca seja oficializada, é analisar o estilo das questões, começando por seleções como as da Fundação Santa Cabrini (FSC) e Seap-RJ

Além disso, questões de Direito Administrativo, Público, Penal, Constitucional, Processo Penal e Penal Militar podem ser cobrados no próximo concurso. Confira aqui as dicas para estas e outras disciplinas!

Baixe o e-book gratuito!
Como ser um concurseiro

Confira entrevista com o presidente da Ceperj

Além do concurso para oficiais da PM-RJ, a Ceperj também é a banca mais cotada para organizar a seleção da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Até o momento, a Fundação já foi confirmada como organizadora dos concursos Seap-RJ e Seeduc-RJ. O presidente da Ceperj, Pedro Castilho, fala abaixo sobre este e outros concursos. Confira! 

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR