Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso PM-RJ: sai edital para oficiais com 37 vagas

Saiu o edital do concurso PM-RJ para 37 vagas de oficial. O cargo é destinado a graduados em Direito.

O edital do concurso para oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro foi publicado nesta quinta-feira, 27, pelo site do Ibade, banca organizadora. Ao todo, são oferecidas 37 vagas para graduados em Direito. O cargo tem ganhos de R$7.605,10, já incluído os benefícios. O regime de contratação da PM-RJ é o estatutário, com estabilidade.

Baixe o edital do concurso PM-RJ:

Das oportunidades, 30 são para ampla concorrência e sete para cotas de negros e índios. Não há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

Além do nível superior em Direito, para concorrer ao cargo será preciso ter até 35 anos (na data de publicação do edital: 27 de dezembro), altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

O concurso PM-RJ para oficiais foi autorizado pelo então governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, em julho deste ano. As 37 vagas contemplam cargos que ficaram vagos por aposentadorias, mortes ou exonerações, desde que o regime de recuperação fiscal foi adotado pelo estado, em setembro de 2017. 

Inscrições do concurso PM-RJ começam na sexta, 28

As inscrições do concurso para oficiais da Polícia Militar-RJ serão abertas na sexta-feira, 28, no site do Ibade. Os cadastros poderão ser feitos até 20 de janeiro. Primeiro, os interessados deverão preencher a ficha cadastral com todos os dados solicitados.

Depois, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$138. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 21 de janeiro. 

Concurso PM-RJ para oficiais terá inscrições abertas nesta sexta, 28 (Foto: PM-RJ)
Concurso PM-RJ terá inscrições abertas nesta sexta, 28 (Foto: PM-RJ)

 

A PM-RJ concederá a isenção da taxa apenas aos membros de famílias de baixa renda, inscritos no programa CadÚnico. Para isso, deverão completar formulário específico no período de 2 e 4 de janeiro. O resultado dos pedidos de isenção está previsto para sair no dia 9 de janeiro. 

Concurso PM-RJ terá cinco etapas, a primeira delas em fevereiro

concurso PM-RJ contará com cinco etapas. São elas:

  • Provas objetivas e discursivas;
  • Exame Antropométrico e teste de Aptidão Física (TAF); 
  • Exame Psicológico;
  • Exame de Saúde;
  • Exame Social e Documental

A primeira fase, composta por prova objetiva e redação, está marcada para 10 de fevereiro. Os candidatos poderão consultar os locais de aplicação a partir do dia 5 do mesmo mês, pelo portal da banca organizadora

No total, serão cobradas 60 questões, distribuídas por Direito Administrativo (15), Constitucional (15), Penal (15), Processual Penal (dez) e Penal Militar (cinco). Será considerado eliminado quem não obtiver 50% dos pontos ou zerar em qualquer disciplina. 

Além das questões objetivas, os concorrentes deverão elaborar (durante quatro horas e três minutos) um texto dissertativo. Somente serão corrigidas as 300 redações dos melhores classificados na prova objetiva, sendo 270 de ampla concorrência e 30 de cotas. De acordo com o edital, será aprovado nessa etapa quem obtiver o mínimo de 10 pontos. 

Inicie os estudos para o concurso PM-RJ

Prepare-se para concursos

Ao contrário do último concurso PM-RJ para oficiais, as avaliações serão realizadas apenas na cidade do Rio de Janeiro. Os demais municípios da região metropolitana não serão locais de prova. 

Os classificados para o teste de aptidão físico (TAF), por sua vez, terão que realizar teste de flexão abdominal, corrida de 2.400 metros. Veja as especificações abaixo:

Masculino
Teste de Flexão Abdominal 36 repetições em 60 segundos
Corrida de 2.400m 12 minutos
Feminino
Teste de Flexão Abdominal 26 repetições em 60 segundos
Corrida de 2.400m 14 minutos 

 

O prazo de validade do concurso será de 90 dias, a contar da homologação. Os aprovados em todas as etapas serão matriculados no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Rio. 



ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Comentários