Folha Dirigida Entrar Assine

Divulgados os locais de prova do concurso para cadetes da PM-PR

Os candidatos do concurso para cadetes da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) já podem conferir os locais das provas do próximo domingo, 21.

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) divulgou na última segunda-feira, 15, os locais em que serão realizadas as provas objetivas para a seleção de cadetes da Polícia Militar (PM-PR). As avaliações ocorrerão a partir das 14h do próximo domingo, 21. 

A consulta do local de prova deve ser feita de forma individual, no site do NC-UFPR, organizador da seleção. No dia da avaliação, os candidatos terão até cinco horas e meia para responderem a 90 questões, que serão distribuídas por disciplinas de:

Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História 9 questões cada
Língua Estrangeira Moderna 8 questões
Língua Portuguesa 18 questões
Filosofia e Sociologia 5 questões cada

 

O resultado da prova objetiva está previsto para ser publicado no dia 5 de novembro. Os classificados serão convocados para as provas discursivas, que ocorrerão no dia 25 de novembro, no turno da tarde. 

A etapa discursiva será composta por três questões, com o valor de 20 pontos cada. Ao todo, os concorrentes terão quatro horas e meia para responderem aos questionamentos da avaliação.

Saiba como se preparar para concursos

Além das provas objetiva e discursiva, os aprovados em ambas as etapas ainda serão avaliados por Provas de Habilidades Específicas (PHE), que serão aplicados pela Polícia Militar do Paraná.

As PHEs serão compostas por investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade e de sanidade física. O prazo de validade do concurso PM-PR será de trinta dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso PM-PR foi alvo de polêmica

O concurso da PM-PR oferece 16 vagas para o cargo de cadete. Para concorrer, é exigido ter o nível médio completo e idade máxima de 30 anos. A remuneração para os aprovados será de R$9.544,44. 

Concurso PM-PR para cadetes registra mais de 6 mil inscritos (Foto: SESP-PR)
Concurso PM-PR oferece ganhos de R$9.544,44 para cadetes
(Foto: SESP-PR)

 

No entanto, além da remuneração e da oferta de vagas, o concurso PM-PR foi alvo de polêmicas, durante a divulgação do seu edital, em agosto. Na ocasião, o documento foi alvo de críticas devido a algumas exigências, entre elas, o termo "masculinidade", contido nos critérios da avaliação psicológica.

Logo após o edital ser publicado, a Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade repudiaram os requisitos, declarando que:

"A exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de “masculinidade”, e que, portanto, é um retrocesso discriminatório".

O Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) também afirmou que repudiava os critérios de avaliação para cadetes. Segundo o órgão, o edital estaria inadequado

No dia 13 de agosto, uma retificação do edital foi publicada, alterando o termo "masculinidade" para "enfrentamento". Na mudança, parte da descrição sobre as caracterísiticas a serem avaliadas foram mantidas.

De acordo com o documento, os candidatos devem ter "capacidade em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades e de não emocionar-se facilmente". O trecho "tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor" foi excluído do novo edital.

Ao todo, a seleção possui 6.400 inscritos, sendo mais de 5.900 para as vagas da ampla concorrência e 483 somente para as oportunidades reservadas aos candidatos negros.

O que fazer na véspera das provas?

As provas para o concurso de cadetes da PM-PR acontecem no próximo domingo, 21. Até lá, é comum ficar na dúvida sobre estudar ou descansar até a avaliação. Para ajudar nesta decisão, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas da coach Deborah Cal. Confira!



Comentários