Casa Civil autoriza 110 vagas para concursos PM e Bombeiros-PR

A Casa Civil do Paraná autoriza novo concurso para oficiais da PM e dos Bombeiros do Paraná. Ao todo, 110 vagas estão previstas.

O Estado do Paraná tem novos concursos previstos. Além das 6 mil vagas já anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Casa Civil autorizou na última quarta-feira, 31, por meio de um protocolo, os concursos PM e Bombeiros-PR 2019.

De acordo com o ofício, já enviado à Secretaria da Fazenda do Estado, foi dado o parecer positivo para a abertura de 110 vagas de oficiais, sendo 90 para a seleção da Polícia Militar e 20 para o concurso dos Bombeiros do Paraná.

Agora, os concursos devem ser avaliados pela Fazenda para, posteriormente, a comissão ser criada em ambas as corporações. Somente com a equipe de trabalho designada o edital poderá ser elaborado e a contratação da banca organizadora feita. 

Acesse o grupo no Telegram

Últimos concursos PM e Bombeiros-PR

O concurso para oficiais dos Bombeiros-PR é um dos mais aguardados. Isso porque a última seleção da corporação ocorreu em 2016. Na época foram oferecidas dez vagas. A seleção teve a organização da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Para concorrer ao cargo de oficial, os candidatos tinham que apresentar o certificado de conclusão do nível médio e idade de, no máximo, 30 anos até o início das inscrições. O concurso teve como etapas de seleção provas escritas, investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física, além do curso de formação.

Confira material de estudo para concursos em 2019!

Estude para concursos!

Já o último concurso para oficias da PM-PR ocorreu em 2018. Ao todo, foram oferecidas 16 vagas para a carreira, com exigência de nível médio completo e idade máxima de 30 anos. Já a remuneração da corporação chegou a R$9.544,44.

concurso PM-PR foi composto por provas objetivas e discursivas, que também ficaram sob a responsabilidade da UFPR. Os aprovados nesta etapa ainda realizaram Provas de Habilidades Específicas (PHE), que foram compostas por investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física. 

Concurso PM-PR para soldados tem 2.560 vagas previstas

Além do concurso para oficiais, outra seleção esperada para a Polícia Militar do Paraná é a de soldados. Aguardado desde 2018, o concurso foi anunciado em julho pelo governador. De acordo com ele, serão oferecidas 2.560 vagas.

O processo para o novo concurso da Polícia Militar do Paraná tramita há mais de um ano. A previsão inicial era para que o edital fosse autorizado em 2018. Em março deste ano, no entanto, o deputado estadual, Mauro Moraes, antecipou o anúncio do governador.

Concurso PM-PR é confirmado (Foto: Divulgação)
Governador confirma mais de 2.500 vagas
para o concurso PM-PR (Foto: Divulgação)

 

Com o anúncio do governador, o concurso PM-PR deverá ser autorizado, oficialmente, em breve. O processo para isso segue em andamento. Após o aval, a banca organizadora deverá ser escolhida por meio de uma dispensa de licitação.

Como o protocolo para a contratação da organizadora está em andamento, desde março, estima-se que assim que a autorização seja assinada, o edital seja publicado em seguida.

Prepare-se para os concursos do Paraná

Além da PM-PR e dos Bombeiros-PR, o governador Carlos Ratinho anunciou diversos concursos, como: Polícias Civil Científica; Secretaria da Saúde; Adapar; professores; quadro do Poder Executivo, Instituto Ambiental do Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem; Ipardes; e para o Teatro Guaíra.

Para quem deseja se preparar para uma dessas seleções, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas de estudo. Confira! 



Comentários