Concurso PM-PR para cadetes registra mais de 6 mil inscritos

Foi divulgada a homologação provisória das inscrições para o concurso de cadetes da PM-PR, com mais de 6 mil inscritos para 16 vagas.

Os candidatos do concurso para cadetes da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) já podem conferir se suas inscrições foram aceitas na seleção. Na última segunda-feira, 17, o núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), organizador do concurso, divulgou a homologação provisória das inscrições. Ao todo, foram mais de 6 mil inscritos para 16 vagas.

Concurso PM-PR para cadetes registra mais de 6 mil inscritos (Foto: SESP-PR)
Concurso PM-PR para cadetes registra mais de 6 mil inscritos
(Foto: SESP-PR)

De acordo com o edital de homologação das inscrições, o concurso PM-PR para cadetes reúne 6.400 inscritos, sendo mais de 5.900 para as vagas da ampla concorrência e 483 somente para as oportunidades reservadas aos candidatos negros. 

Até as 23h59 da próxima quarta-feira, 19, serão admitidos recursos administrativos contra a lista de inscrições divulgada, por meio do site do núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná.

Concurso PM-PR terá provas objetivas e discursivas

O concurso PM-PR será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da UFPR. Os candidatos aprovados ainda passarão por Provas de Habilidades Específicas (PHE), de caráter eliminatório.

As provas objetivas serão realizadas no dia 21 de outubro, às 14h. Em cinco horas e meia, os candidatos deverão responder a 90 questões distribuídas por disciplinas de: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História (nove questões cada); Língua Estrangeira Moderna (8); Língua Portuguesa (18); e Filosofia e Sociologia (cinco questões cada).

O resultado das provas objetivas será publicado no dia 5 de novembro. Os classificados serão convocados para as provas discursivas, em que terão que responder a três questões no valor de 20 pontos cada. Os exames serão aplicados no dia 25 de novembro, no turno da tarde, com quatro horas e meia de duração.

Quer acesso ilimitado a cursos preparatórios para concursos?

Os aprovados na objetiva e discursiva ainda serão submetidos às PHEs, realizadas no âmbito da Polícia Militar do Paraná. Essa etapa será composta por investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física. O prazo de validade do concurso PM-PR será de trinta dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital do concurso PM-PR foi marcado por polêmica

No dia 10 de agosto, o edital do concurso PM-PR foi publicado, com 16 vagas para cadetes, com exigência de nível médio completo e idade máxima de 30 anos, além de remuneração de R$9.544,44. No entanto, o documento foi alvo de críticas devido às exigências do concurso, entre elas, o termo "masculinidade".

Logo após ser publicado, a Aliança Nacional LGBTI e o Grupo Dignidade repudiaram as exigências contidas no "Perfil Profissiográfico – Avaliação Psicológica” do edital do concurso PM-PR para cadetes. Na época, as entidades declaram que:

"A exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de “masculinidade”, e que, portanto, é um retrocesso discriminatório".

Além disso, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) afirmou que repudiava os critérios de avaliação contidos no edital do concurso para cadetes. Segundo o CRP-PR, considerando os critérios de Psicologia, o edital estaria inadequado

No dia 13 de agosto, uma retificação do edital foi publicada, alterando o termo "masculinidade" para "enfrentamento". Na mudança, parte da descrição sobre as caracterísiticas a serem avaliadas foram mantidas.

De acordo com o documento, os candidatos deverão ter "capacidade em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades e de não emocionar-se facilmente". O trecho "tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor" foi excluído do novo edital.

Prepare-se para as provas do concurso PM-PR

Com provas marcadas para o dia 21 de outubro, os mais de 6 mil candidatos do concurso para cadetes da PM-PR já podem intensificar os estudos. Para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas para a reta final dos estudos. Confira!

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários