Concurso PM-PR para 4 mil vagas deve ser autorizado até março

Um novo concurso para a Polícia Militar do Paraná deverá ser autorizado em breve. Seleção poderá contemplar 4 mil vagas para soldado.

Um novo concurso para a Polícia Militar do Paraná deve estar próximo de sair! Quem afirma é o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes. De acordo com ele, o protocolo em andamento no Comando da PM prevê a abertura de pelo menos 4 mil vagas para policiais militares. A seleção deverá contemplar o cargo de soldado.
 
O deputado aguarda audiência com o Governador Beto Richa, para conversar sobre o lançamento do edital para o concurso PM-PR. Segundo o parlamentar, no encontro serão tratadas as questões sobre a autorização de um novo concurso, além do cronograma das etapas, incluindo as provas. 
 
Polícia Militar Paraná
Concurso PM-PR poderá contemplar 4 mil vagas de soldado
(Foto: Divulgação)
 
"Ao que tudo indica, o governo pretende assinar a autorização do protocolo de abertura de concurso público até o final do mês de março, quando deixa o cargo para concorrer a uma vaga ao Senado, nas eleições deste ano", disse.  
 
O deputado também fará um apelo ao governador para que todo o trâmite referente ao protocolo seja ágil, garantindo a realização de provas ainda no primeiro semestre deste ano.
 
"É preciso levar em consideração que, após a aprovação de um candidato, ainda teremos no mínimo dois anos entre as resoluções burocráticas e administrativas para a contratação até a conclusão do Curso de Formação de Soldados. Ou seja, teremos baixas na PM que não serão supridas dentro de menos dois anos, o que acarretara em uma redução do efetivo e aumento da criminalidade", explicou. 

Protocolo para concurso está em andamento

A solicitação para a abertura do concurso está em andamento no governo do Paraná. O andamento incial aconteceu em março de 2017 e já teve passou por diferentes setores. No momento, o protocolo encontra-se no setor de orçamento. De acordo com o documento, a solicitação é para contratação de empresa organizadora para a realização do novo concurso PM-PR. 
 
Por isso, se for autorizada pelo governador, a seleção ainda precisará passar pela fase da escolha da banca. Essa contratação, no entanto, deverá ser feita por meio de dispensa de licitação, o que acelera o processo. 
 
 
O último concurso Polícia Militar do Paraná para soldado aconteceu entre 2012 e 2013. Na época, foram oferecidas 4.445 vagas. Além de 819 oportunidades para Bombeiro Militar, sendo o Corpo de Bombeiros instituição vinculada à Polícia Militar-PR. A organizadora foi a Fundação de Apoio à FAFIPA. 
 
As exigências eram ter o nível médio e ter no máximo 30 anos de idade.  O regime de contratação era o estatutário, que garante a estabilidade. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários