Concurso PM e Bombeiros-PR: saiba tudo sobre o cargo de soldado

Com 2.400 vagas autorizadas e novo concurso previsto, conheça o cargo de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Os concursos Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Paraná devem ter seus editais divulgados ainda este ano. Autorizadas este mês, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, as seleções oferecerão 2.400 vagas para soldados, sendo 2 mil para a PM e 400 para o BM.

De acordo com a PM-PR, tanto a seleção para soldados da corporação quanto para o Corpo de Bombeiros ainda são avaliadas pela Secretaria de Fazenda. No entanto, com o aval do governador, a pasta não deve demorar a aprovar o orçamento.

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, no dia 18 de setembro, o setor de Comunicação do Estado afirmou que o governo trabalha para que os documentos sejam publicados ainda em 2019 para que as provas ocorram no início de 2020.

Para quem aguarda o novo edital do concurso PM e Bombeiros-PR para soldados, FOLHA DIRIGIDA traz um resumo com as principais informações sobre o cargo, como: requisitos, atribuições, remuneração e etapas de seleção. Confira!

Conheça o cargo de soldado da PM e Bombeiros-PR (Foto: PM-PR)
Concursos PM e Bombeiros-PR têm 2.400 vagas de soldado
previstas para este ano (Foto: PM-PR)

♦ Requisitos

A carreira de soldado da PM e do Corpo de Bombeiros-PR tem como requisitos o nível médio completo e idade de, no máximo, 30 anos na data do primeiro dia da inscrição. Ou seja, é preciso não ter completado 31 anos no primeiro dia de inscrições.

As corporações não costumam exigir altura mínima ou máxima.

♦ Remuneração

A remuneração inicial do cargo de soldado de 2ª Classe é de R$1.895,72. Após a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, os ganhos chegam a R$4.180,07, conforme tabela de vencimentos de 2015.

♦ Atribuições do cargo

O soldado da Polícia Militar do Paraná tem como principal atribuição o desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública. Já o soldado dos Bombeiros-PR atua, principalmente, com atividades de defesa civil, além de outras atribuições definidas em lei.

♦ Etapas do concurso

Os concursos PM e Bombeiros-PR, para soldados, são compostos por cinco etapas, sendo elas: prova objetiva; exame de capacidade física; exame de sanidade física, avaliação psicológica; e pesquisa social e documental.

Na prova objetiva, primeira etapa da seleção, normalmente os candidatos precisam responder a 40 questões objetivas mais uma redação. As perguntas abrangem disciplinas como:

  • Língua Portuguesa (dez questões);
  • Matemática (sete);
  • História (seis);
  • Geografia (seis);
  • Informática (cinco);
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (três);
  • Atualidades (três).

Para ser aprovado nesta etapa, é preciso obter nota igual ou superior a 20 pontos no exame objetivo. Os aprovados, dentro do número de vagas especificadas no edital, têm a redação corrigida, e, caso sejam habilitados, são encaminhados para as demais etapas. 

Saiba como foi o último concurso PM e Bombeiros-PR

O último concurso, para soldados, da PM e dos Bombeiros-PR foi realizado entre 2012 e 2013. Ao todo, foram oferecidas 4.445 vagas para a Polícia e ainda 819 oportunidades para o BM-PR.

A banca organizadora foi a Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa). Para ser aprovado no concurso PM-PR, os candidatos foram avaliados em cinco etapas, sendo a primeira a prova objetiva.

Segundo a PM-PR, o concurso teve mais de 106 mil inscritos (106.543) para a Polícia Militar e 17.400 para o Corpo de Bombeiros-PR. Desta forma, a concorrência foi de 24 e 19 candidatos por vaga, respectivamente.

Os aprovados em todas as etapas ainda realizaram um curso de formação. A seleção ficou válida por um ano, não cabendo prorrogação. Os candidatos foram alocados em diversas regiões do estado.

Comentários