Folha Dirigida Entrar Assine

Após polêmica, PM-PR exclui "masculinidade" de edital do concurso

PM-PR retifica edital de concurso para cadete, após polêmica em relação ao uso do termo masculinidade como critério para prova psicológica.

A Polícia Militar do Paraná (PM-PR) retificou na noite da última segunda-feira, 13, o edital do seu concurso para cadetes, após a governadora do estado, Cida Borghetti, determinar a urgente correção dos termos contidos no documento. A alteração foi feita após polêmicas em relação ao uso do termo "masculinidade", como um dos critérios de avaliação na prova psicológica. O novo documento altera a exigência para o termo "enfrentamento".

A retificação do edital, no entanto, mantém parte da descrição sobre as caracterísiticas a serem avaliadas. De acordo com o documento, os candidatos deverão ter "capacidade em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades e de não emocionar-se facilmente". O trecho "tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor" foi excluído do novo edital.

Confira a retificação do edital do concurso PM-PR

Confira a retificação do edital do concurso PM-PR

Em nota, a Polícia Militar do Paraná informou que em nenhum momento adotou posturas sexistas, discriminatórias e machistas. A corporação destacou ainda que, depois de 164 anos de instituição, há uma mulher no comando da PM-PR, o que mostra a postura da corporação em não fazer diferenciação de gêneros.

Ainda segundo a PM-PR, o autor do instrumento psicológico adotado, doutor e psicólogo Flávio Rodrigues Costa, foi consultado e esclareceu que a testagem, questionada na matéria jornalística não tem conotação de diferenciação de gênero, sexo ou qualquer forma discriminatória. O autor lembrou ainda à PM, que o teste foi aprovado e validado pela comissão que avalia os instrumentos de avaliação existentes no mercado.

"O autor reforçou também que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) jamais validaria o teste caso ele fosse discriminatório e se não atendesse todos os requisitos de respeito à dignidade da pessoa humana. O autor informou ainda que o mesmo instrumento já foi utilizado em outras instituições de segurança pública", afirmou a PM-PR em sua nota.

Ainda na avaliação psicológica, a "amabilidade" aparece entre os critérios da prova, sendo descrito como: "capacidade de expressar-se com atenção, compreensão e empatia às demais pessoas, buscando ser agradável, observando as opiniões alheias, agindo com educação e importando-se com suas necessidades". No entanto, os candidatos deverão ter uma "amabilidade" baixa, de acordo com o edital. Este critério, porém, não foi retificado. 

Conselho de Psicologia do Paraná repudia critério

De acordo com o edital, a avaliação psicológica será realizada em conformidade com as normas em vigor dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia, nos mesmos moldes dos critérios utilizados em concursos públicos e processos seletivos desta natureza.

Entretanto, em resposta à FOLHA DIRIGIDA na última segunda-feira, 13, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) afirmou que repudiava os critérios de avaliação contidos no edital do concurso da PM-PR para cadetes. Segundo o CRP-PR, considerando os critérios de Psicologia, o edital estava inadequado

Edital do concurso PM-PR é retificado (Foto: Divulgação)
Edital do concurso PM-PR é retificado (Foto: Divulgação)

concurso para cadetes da PM-PR oferece 16 vagas, sendo 14 para ampla concorrência e duas para afrodescendentes. Ainda de acordo com a legislação estadual, o ingresso de mulheres fica limitado em 50% das vagas ofertadas.

Em nota divulgada pelo Governo do Paraná, a governadora Cida Borghetti ressaltou que não admite qualquer postura discriminatória nos atos das instituições de Estado, e destacou o fato de ter escolhido uma mulher, a coronel Audilene, para o comando geral da Polícia Militar.

Concurso PM-PR tem inscrições abertas

As inscrições do concurso PM-PR para cadetes seguem abertas até o dia 11 de setembro. Os cadastros serão aceitos pelo núcleo de concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR), organizador da seleção. A taxa de inscrição é de R$120 e deve ser paga até o dia 12 de setembro.

Poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição apenas os membros de famílias de baixa renda que estejam inscritos no programa CadÚnico ou que comprovem renda menor que um salário mínimo e meio e que tenham cursado o nível médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular. Para isso, será necessário preencher formulário específico entre os dias 13 e 19 de agosto, pelo portal da NC-UFPR.

Seleção será composta por diversas etapas

Provas do concurso PM-PR terão início em outubro (Foto: Divulgação)
Provas do concurso PM-PR terão início em outubro
(Foto: Divulgação)

O concurso PM-PR será composto por provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da UFPR.

Os candidatos aprovados ainda passarão por Provas de Habilidades Específicas (PHE), de caráter eliminatório.

As provas objetivas serão realizadas no dia 21 de outubro, às 14h. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem 90 questões. A avaliação terá perguntas sobre as seguintes disciplinas:

Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História; Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano); Língua Portuguesa; Filosofia e Sociologia.

O resultado das provas objetivas será publicado no dia 5 de novembro. Os classificados serão convocados para as provas discursivas, em que terão que responder a três questões no valor de 20 pontos cada.

Quer acesso ilimitado a cursos preparatórios para concursos?

Os exames serão aplicados no dia 25 de novembro, no turno da tarde, com quatro horas e 30 minutos de duração.

Os aprovados na objetiva e discursiva ainda serão submetidos à PHE, realizada no âmbito da Polícia Militar do Paraná.  Essa etapa será composta por investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física.

O prazo de validade do concurso PM-PR será de trinta dias, podendo ser prorrogado por igual período. No vídeo abaixo, é possível conferir dicas de como se preparar para a prova de Matemática e para concursos de modo geral. Confira!

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários