Governo forma comissão para novo concurso de oficiais da PM-PB

O Governo da Paraíba formou a comissão do novo concurso de oficiais da Polícia Militar (PM-PB), que prepara edital para o segundo semestre.

O Governo da Paraíba formou a comissão organizadora para o novo concurso de oficiais da Polícia Militar do estado (PM-PB). A equipe ficará responsável por elaborar o projeto básico e o edital da seleção, que deverá ser divulgado já em agosto.

A previsão de publicação do edital segue os passos da última seleção da PM-PB. Em 2018, o anúncio do concurso para ingresso no Curso de Fomação de Oficiais (CFO) de 2019 foi realizado em abril. Já o edital foi publicado em agosto.

Agora, o anúncio da comissão organizadora do novo concurso PM-PB foi publicado nesta quinta-feira, 16, no Diário Oficial da Paraíba (PM-PB). Confira abaixo o trecho desta portaria:

Reprodução do DOE PB de 16.05.2019
Reprodução do Diário Oficial da Paraíba em 16/05/2019

 

No último dia 8, a Polícia Militar da Paraíba anunciou que os interessados na nova seleção deverão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

A nota no Enem 2019 corresponderá à primeira etapa do concurso para ingresso no CFO 2020. A PM-PB ainda recomendou aos interessados que aguardem a publicação do novo edital da seleção, que trará datas de inscrição e detalhes do processo seletivo.

As inscrições para o Enem 2019 devem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 17, por meio do site do Inep. Ainda de acordo com a PM-PB, o edital para oficiais ainda será divulgado pela corporação, mas neste ano não será exigido o nível superior dos candidatos, mas apenas o nível médio completo.

Além da escolaridade, os candidatos deverão apresentar idade entre 18 e 32 anos, até o ano da matrícula do CFO 2020, além da altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).

A remuneração inicial para os oficiais da PM-PB é de R$2.647,93. Após a conclusão do CFO 2020, no cargo de 2º tenente, os policiais receberão uma remuneração de R$6.715.70.

Último concurso PM-PB segue em andamento

O último concurso para oficiais da PM-PB segue em andamento. O edital para para essa seleção foi publicado em agosto de 2018, junto com o do Corpo de Bombeiros da Paraíba, que também já anunciou a nova seleção para este ano

Concurso PM-PB 2020 usará nota do Enem 2019 (Foto: Polícia Militar-PB)
PM-PB forma comissão para novo
concurso de oficiais (Foto: Divulgação)

Em 2018, a PM-PB ofereceu 30 oportunidades, sendo 25 para homens e cinco para mulheres. O intuito foi selecionar oficiais para o CFO 2019. A portaria exigindo as inscrições no Enem 2018 foi publicada em abril do ano passado.

Com isso, o edital deste ano pode sair no próximo mês de agosto, como ocorreu no ano passado. Só poderão se inscrever no concurso os candidatos que também tenham efetuado a inscrição no Enem 2019.

De acordo com a PM-PB, o concurso para oficiais 2020 deve seguir as mesmas etapas das seleções anteriores, sendo assim: exame intelectual através do Enem, exames psicológicos e de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação social e curso de formação.

No último dia 8 de maio, a PM-PB esperava 78 candiadtos para a entrega dos exames de saúde. Os aprovados nesta etapa foram então convocados para o TAF, que ocorreu na última quarta-feira, 15, e é realizado também nesta quinta, 16.

grupo no Telegram

Segundo a PM-PB, o resultado dos testes físicos deve ser publicado ainda esta semana, no site da Polícia Militar. A última fase será a avaliação social, onde será analisada, por meio de documentos e outras provas, a compatibilidade ou não do comportamento e conduta do candidato para o cargo de oficial.

Curso de formação: entenda!

Após o resultado final do concurso PM-PB de 2018, os aprovados serão convocados para o curso de formação. Mas, será que esta convocação garante a sua vaga? Entenda essa e outras questões sobre esta etapa, no vídeo abaixo, com o advogado Sergio Camargo!

Prepare-se para concursos em 2019!

Inicie seus estudos!





Comentários