Concurso PM MG suspende provas em virtude da pandemia do Covid-19

A Polícia Militar de Minas Gerais suspendeu a primeira fase de provas objetiva e discursiva do concurso PM MG.

A Polícia Militar de Minas Gerais publicou nesta segunda-feira, 23 de março, um comunicado suspendendo as provas do concurso PM-MG para o Curso de Formação de Oficiais, devido ao risco de contaminação pelo Covid-19, o novo Coronavírus. 

A decisão leva em conta a publicação do Decreto n. 47.891, de 20 de março de 2020, que reconhece o Estado de Calamidade Pública no Estado de Minas Gerais.

O órgão ainda solicita que os candidatos permaneçam atentos às futuras informações que serão disponibilizadas pelos meios de Comunicação Oficial do órgão. 

As provas estavam agendadas para o próximo dia 5 de abril, mas ficarão suspensas até período final da quarentena. Enquanto isso, os concorrentes ganham mais alguns dias para se prepararem para as avaliações.

No total, serão cobradas 40 questões de múltipla escolha, sendo cinco para cada uma das seguintes disciplinas:
 

  • Língua Portuguesa;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal Militar;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Administrativo;
  • Legislação Extravagante; e
  • Legislação Institucional
     


Para a prova dissertativa será uma redação, cujo tema será fornecido no momento do exame. O texto deverá ter, pelo menos, 120 palavras e, no máximo, 30 linhas, valendo até 100 pontos.

Os aprovados passarão ainda por avaliação psicológica, avaliação física militar (AFM), exames de saúde (preliminares e complementares), exame toxicológico, prova oral e prova de títulos.

Concurso PM-MG oferece remuneração de 5,7 mil

O  concurso PM-MG 2019 para oficiais, promovido pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais oferta 160 vagas para o nível superior. Do total de vagas, 144 são destinadas aos candidatos do sexo masculino e 16 para o sexo feminino.

A carreira exige bacharelado em Direito, idade entre 18 e 30 anos até a data da inclusão e altura mínima de 1,60m, tanto para homens, quanto para mulheres.

Os ganhos iniciais são de R$5.769,42 para o cadete no primeiro ano do curso. Após a formatura, a carga horária será regulada de acordo com a lei. O edital de abertura prevê início do curso em agosto de 2020 e término em dezembro de 2022.
 

Concurso PM MG suspende primeira fase
(Foto: Divulgação)

 

A seleção ainda contará com uma segunda fase de avaliação, composta pelas seguintes etapas: avaliações psicológicas, avaliação física militar (AFM); exames de saúde (preliminares e complementares); exame toxicológico; prova oral e prova de títulos.

Os selecionados serão contratados pelo regime estatutário, ou seja, que garante estabilidade ao servidor. O concurso terá prazo de validade de 30 dias, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período.