Governador quer reforço de policiais e poderá anunciar concurso PM-CE

O governador do Ceará, Camilo Santana, busca a todo custo medidas para reforçar a segurança pública do estado com novos policiais.

"O certo é que contratarei nos próximos quatro anos de governo novos policiais militares para melhorar e ampliar o efetivo." Essa foi a fala de Camilo Santana, governador do Ceará, que confirmou o reforço no quadro de policiais durante o seu novo mandato. O chefe do executivo pode anunciar ainda um novo concurso para a Polícia Militar.

A declaração de Camilo foi dada durante uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, no seu tradicional bate-papo com a população de todas as terça-feiras. O governador falou sobre a promessa que havia feito sobre o reforço do efetivo de policiais militares.

Isso porquê o governador aguardava até 31 de março por um aval da Procuradoria Geral do Estado para saber se poderia chamar remanescentes de concursos já realizados. Caso contrário, anunciaria um novo concurso público para repor o efetivo.

• Governador Camilo Santana anunciará novo concurso PM-CE para 2019
• Concurso PM-CE: governo estuda um novo edital para soldado

O governador explica que ainda não tem a decisão final, pois decidiu realizar uma consulta externa e está no aguardo dos resultados. Segundo ele, em breve deve ter uma posição final para anunciar o que será feito com relação ao reforço na segurança.

Camilo conta que chamou mais de 10 mil homens em seu último mandado e confirma que nos próximos quatro anos não será diferente, pois a segurança continuará como uma das áreas prioritárias de seu governo.

A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, que não se posicionou e preferiu aconselhar que procurasse a PGE. Até o fechamento desta matéria a Procuradoria não se manifestou. 

PM-CE pode anunciar novo concurso em breve Foto: Divulgação)
PM-CE poderá realizar novo concurso em breve, segundo governador
Foto: Divulgação)

Secretário confirmou a intenção de novo edital

A informação de que o governo trabalha com essa previsão foi confirmada em outubro de 2018 pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, que adiantou sobre a possibilidade de um novo concurso para PM.

Na época, André informou que o governo poderia iniciar os preparativos da seleção de praças caso a Procuradoria não autorizasse a chamada de mais aprovados do concurso em vigência, confirmando a fala do governador.

"Estamos aguardando definição da PGE sobre o chamamento de novas turmas do atual concurso. Caso não seja autorizado, trabalharemos em um novo edital", afirmou o secretário por meio das redes sociais.

André disse ainda que o governo do Ceará está investindo e trabalhando para que a turma quatro de praças da PM, concurso de 2016, aconteça e seja concluída o quanto antes.

Os interessados ao cargo de soldado da PM-CE deverão ter idade entre 18 e 30 anos, além do ensino médio completo, e altura de no mínimo de 1m62cm, para sexo masculino, e 1m57cm para candidata do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$3.134,58.

Último concurso PM-CE foi realizado em 2016

A Polícia Militar não realiza concurso desde 2016, quando foram oferecidas 5 mil vagas, sendo 4.200 para preenchimento imediato e 800 para formação de cadastro de reserva.

Na época, os concorrentes foram avaliados por meio de diversas etapas, como:

  • Prova objetiva;
  • Inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico, toxicológico);
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação de capacidade física;
  • Investigação social;
  • Curso de formação.

A prova objetiva foi realizada com 120 questões e os candidatos tiveram quatro horas para completar o exame. Os conteúdos cobrados foram distribuídos da seguinte maneira: Língua Portuguesa – 20 questões; Atualidades -10 questões; Matemática -10 questões; Raciocínio Lógico - 5 questões; Informática -15 questões; Conhecimentos Específicos - 60 questões. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários