Concurso PM-CE: governo estuda um novo edital para soldado

A Polícia Militar do Ceará poderá elaborar em breve um novo edital de concurso para a carreira de soldado.

Um novo concurso para a Polícia Militar do Ceará poderá ser realizado em breve. A informação é do secretarário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, que abordou o tema em sua página do Facebook. De acordo com ele, o governo poderá iniciar os preparativos para a nova seleção de praças (soldado), mas ainda depende de uma definição sobre o último concurso da carreira. 

Isto porque está sendo aguardado que a Procuradoria Geral do Estado defina se novas turmas do concurso PM-CE de 2016 poderão ser chamadas ou não. 

"Estamos aguardando definição da PGE sobre o chamamento de novas turmas do atual edital. Caso não seja autorizado, trabalharemos em um novo edital",  afirmou o secretário na rede social. 

Na postagem em que deu informações sobre os concursos da Segurança Pública, o secretário explicou que  governo está investindo e trabalhamos fortemente para que a turma quatro dos praças da PM, concurso de 2016, acontecesse e para que concluísse o quanto antes.

Outros concursos previstos no Ceará para 2018 / 2019:

 Polícia Civil
Pefoce
 Controladoria Geral do Estado

"No entanto, em assuntos jurídicos, a última palavra é da PGE e por questões da legislação eleitoral não foi autorizada a nomeação. que deverá ocorrer a partir de janeiro, o quanto antes para que vocês venham para as ruas", disse.

São requisitos para o cargo de soldado ter idade entre 18 e 30 anos, além do ensino médio completo. Há também as especificações de altura sendo: ter, no mínimo 1m62cm, para sexo masculino, e 1m57cm, para candidata do sexo feminino.

⇒ Polícia Civil-CE pode ter edital ainda este ano

O concurso de 2016 da Polícia Militar

Inicialmente, o concurso PM-CE foi para o preenchimento de 4.200 vagas imediatas, mais 800 de cadastro de reserva para o cargo de soldado. Com a convocação de todo o cadastro, seriam 5 mil novos servidores para a segurança pública.

No entanto, o governo demostrou interesse de estender este quantitativo. Em declaração no final de 2017, o governador Camilo Santana, que foi reeleito, informou que trabalhava com a PGE para ver legalmente quantos candidatos seriam possível chamar.

Concurso PM-CE em elaboração (Foto: Governo do Ceará)
Novo edital para concurso Polícia Militar está em estudo
(Foto: Governo do Ceará)

"Se eu posso chamar até 5 mil ou se eu posso estender. Estou aguardando essa definição da Procuradoria para saber qual será o total de convocados deste concurso", disse na época.

Os inscritos foram avaliados por prova objetiva, inspeção de saúde (exame médico, biométrico, odontológico, toxicológico), avaliação psicológica, avaliação de capacidade física e investigação social, todas de caráter eliminatório, além da avaliação do curso de formação, classificatória e eliminatória.

Na prova objetiva o conteúdo foi:

• 20 de Língua Portuguesa
• 10 de Atualidades
• 10 de Matemática
• 5 de Raciocínio Lógico
• 15 de Informática
• 60 de Conhecimentos Específicos

Como ser um concurseiro

No total, foram 120 questões com duração de prova de quatro horas. Se autorizado, o próximo concurso PM-CE deverá serguir o mesmo padrão do de 2016.

Como ter disciplina para estudar e passar em concursos?