Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso PM-BA: escolha da banca e edital estão sendo finalizados

Concurso PM-BA: escolha da banca e edital estão sendo finalizados

O processo de escolha da banca e o edital do novo concurso PM-BA, com 2 mil vagas para soldados, estão sendo finalizados, segundo a Saeb.

O concurso da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) está perto de ser realizado. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA na última sexta-feira, 5, a Secretaria da Administração (Saeb) informou que tanto o edital quanto o processo de escolha da banca organizadora estão sendo finalizados.

"O concurso público para provimento de vagas na Polícia Militar da Bahia está nos trâmites de conclusão do perfil do concurso, contratação da organizadora e elaboração do edital", informou a Saeb.

Com os preparativos na reta final, o edital do concurso PM-BA pode sair já neste semestre, como confirmou o governador Rui Costa, em maio deste ano. Segundo o chefe do Executivo, serão oferecidas 2 mil vagas para soldados.

"Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre", disse Rui Costa na ocasião.

Em fevereiro deste ano, o governador já havia confirmado o concurso para a PM-BA. Além deste, Rui Costa anunciou, na ocasião, que a Polícia Civil também terá um edital. A notícia de uma nova seleção na PM-BA foi dada, inicialmente, em janeiro pela Secretaria de Comunicação Social.

Novo concurso para soldados da PM-BA terá 2 mil vagas (Foto: Divulgação)
PM-BA prepara novo concurso para soldados (Foto: Divulgação)

Último concurso PM-BA foi em 2017

último concurso para soldados da PM-BA foi em 2017. Na ocasião, foram oferecidas 2 mil vagas imediatas, sendo 1.819 para homens e 181 para mulheres. Apesar da oferta inicial, ao todo 3 mil aprovados foram convocados para o curso de formação, ou seja, mil além do previsto em edital.

Além das vagas para a PM-BA, mais 750 oportunidades foram para soldados do Corpo de Bombeiros. Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, investigação social e análise de documentação, além do curso de formação.

Estude para concursos!

Estude para concursos!

 

Os selecionados foram lotados em Salvador e nos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. A bolsa, durante o curso de formação, era de R$937. Já o salário, após a conclusão dessa etapa, era de R$2.585,05.

Veja também: 

Para ser soldado da PM-BA, os requisitos são: nível médio completo ou médio/técnico, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Prepare-se para o concurso da PM-BA

Com 2 mil vagas previstas para o segundo semestre, é hora de se preparar para o concurso da PM-BA. No último edital, as provas contaram com 80 questões entre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Naturais, Língua Inglesa, Noções de Igualdade Racial e de Gênero e Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal Militar, Direitos Humanos).

Para se preparar para esta e outras etapas, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo algumas dicas. Confira!

Acesse o grupo no Telegram






Comentários