Concurso PM-BA é confirmado e governador avalia vagas para Bombeiros

A Polícia Militar terá um novo concurso para soldados já confirmado pelo governador, que avalia a inclusão de vagas para os Bombeiros.

Perto de ter edital publicado, o governador da Bahia, Rui Costa, voltou a confirmar o concurso da Polícia Militar. A previsão é para uma oferta de 2 mil vagas de soldados ainda este ano. A novidade é a possível inclusão de vagas para o Corpo de Bombeiros.

Durante o papo correria da última terça-feira, 16, programa que vai ao ar através do Facebook oficial do governador, Rui Costa confirmou que o edital sairá este ano. No entanto, ainda sem uma data definida.

Respondendo a pergunta de uma internauta, que questionou sobre as seleções previstas para 2019, ele disse:

"Sim, nós teremos concurso este ano da Polícia Militar, teremos concurso da Polícia Civil. Essas duas estão confirmadas. Devemos ter concurso também da Embasa, que em breve nós publicaremos o edital."

Como manter a concentração nos estudos para concursos?

Em um outro questionamento, Rui falou sobre a possível inclusão de vagas para o Corpo de Bombeiros. O chefe do executivo não confirmou, mas disse que será avaliada essa possibilidade. 

Segundo ele, será avaliada a margem que o governo tem segundo a lei de responsabilidade fiscal "para definir a quantidade de vagas tanto da Polícia Militar quanto eventualmente para o Corpo de Bombeiros", disse Rui.

PM-BA terá edital no segundo semestre (Foto: Divulgação)
PM-BA terá edital no segundo semestre (Foto: Divulgação)

Escolha da banca e edital em finalização

No início do mês, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA confirmou que a escolha da banca e o processo de elaboração do edital desse próximo concurso estão em fase final. Tal informação foi confirmada pela Secretaria da Administração (Saeb).

"O concurso público para provimento de vagas na Polícia Militar da Bahia está nos trâmites de conclusão do perfil do concurso, contratação da organizadora e elaboração do edital", disse a Saeb.

O governador já confirmou que serão oferecidas 2 mil vagas para soldados para chamar em duas etapas. O intuito é programar a capacitação e o treinamento. Segundo Rui, serão chamados primeiro mil aprovados e em seguida mais mil para treinamento.

Para ser soldado da PM-BA os requisitos são nível médio completo ou médio/técnico, idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

Último concurso foi realizado em 2017

Quem deseja ser aprovado e ingressar na Polícia Militar da Bahia deve iniciar os estudos de forma antecipada. Uma boa maneira de começar a preparação é tirar como base o edital anterior. 

No caso da PM-BA, o mais recente é de 2017 quando também foram oferecidas 2 mil vagas imediatas. Foram 1.819 para homens e 181 para mulheres. A seleção teve 3 mil aprovados sendo convocados para o curso de formação, ou seja, mil além do previsto em edital.

A PM-BA ainda trouxe mais 750 oportunidades para soldados do Corpo de Bombeiros. Foram realizadas provas objetiva e discursiva, avaliação psicológica, exames médicos e odontológicos, teste de aptidão física, investigação social e análise de documentação, além do curso de formação.

As lotações aconteceram em Salvador e nos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Durante o curso, a remuneração foi de R$937. O salário, após a conclusão dessa etapa foi de R$2.585,05.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários