Concurso PM BA divulga resultado preliminar de provas objetivas

O concurso PM BA e Bombeiros BA já tem os resultados provisórios da primeira etapa. Novo cronograma também foi publicado.

Foram publicados nesta terça-feira, 19, os resultados preliminares das provas objetivas do concurso PM BA e Bombeiros BA.

As respostas provisórias, divididas entre habilitados, ampla concorrência e candidatos negros, podem ser consultadas no site do IBFC, organizador. Confira abaixo:

Resultado

Além disso, também foi divulgado o novo cronograma provisório para as próximas etapas da seleção. Conforme documento, aqueles que discordarem dos resultados citados poderão interpor recursos no da banca durante os dias 20 e 21 de maio.

Já o resultado definitivo dos exames objetivos e o resultado provisório da prova discursiva estão previstos para saírem no dia 5 de junho. Para essa segunda etapa, caberão recursos nos dias 8 e 9 de junho, com as notas definitivas sendo lançadas no dia 7 de julho. 

Ainda de acordo com o novo calendário de atividades, devido às medidas para enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19), os candidatos que se autodeclararam negros no ato da inscrição serão convocados em data oportuna para aferição da veracidade da autodeclaração.

Segundo o edital de abertura, após a homologação do resultado final, os candidatos classificados ainda serão convocados para as seguintes etapas:

  • Avaliação Psicológica;
  • Exames Médicos-Odontológicos;
  • Teste de Aptidão Física;
  • Exame de Documentação;
  • Investigação Social; e
  • Curso de Formação.
     

+ Sem veto a reajuste de servidor, estados aprovam aumento salarial

Concurso PM BA divulga resultado provisório de provas objetivas (Foto: Divulgação)
Concurso PM BA divulga resultado provisório de provas objetivas
(Foto: Divulgação)


Concurso PM e Bombeiros BA foi retomado este mês

Na última sexta-feira, 15, governador do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou durante uma live a retomada do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia foi retomado, após três meses de suspensão.

O governador ainda adiantou que iria divulgar o resultado final preliminar do concurso junto ao IBFC, organizador, bem como o novo cronograma.

Após a homologação, também começa a ser contado o prazo dois anos de validade do concurso PM BA, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso PM e Bombeiros BA reuniu mais de 100 mil inscritos

No total, foram mais de 112 mil candidatos registrados, sendo 99.560 concorrendo ao cargo de soldado na Polícia Militar e 12.775 ao para o Corpo de Bombeiros, no mesmo cargo. As carreiras exigem o nível médio de escolaridade.

Em dezembro de 2019 o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - o IBFC, organizador da seleção, divulgou a estatística geral completa de inscritos do concurso PM e Bombeiros do Estado da Bahia.

Publicado em outubro do ano passado, o concurso PM BA e Bombeiros BA oferta 1.250 oportunidades no cargo de soldado, destinado a quem tem o nível médio e com ganhos de R$3 mil. O regime de contratação é o estatutário, com estabilidade.

Além do nível médio completo, foi exigido para participar:

  • mínimo de 18 e máximo de 30 anos completos;
  • altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres; e
  • carteira nacional de habilitação na categoria B.
     

Na Polícia Militar, as mil vagas de soldado estão divididas entre homens, com 900, e mulheres, com 100. Há reserva de chances para negros.

As regiões contempladas são a capital, Salvador, além de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Itaberaba, Teixeira de Freitas e Alagoinha.

Já no Corpo de Bombeiros, das 250 vagas, 207 são para homens e 43 para mulheres, também com reserva para candidatos deficientes.

Ficam contempladas as regiões de Salvador e RMS, além de Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Ituberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas e Alagoinhas.

O candidato, no ato da inscrição, precisou escolher a região que pretende concorrer às vagas.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

» E-books 
» Provas para download
» Artigos sobre concursos
» Editais verticalizados
» Vídeos com dicas