Saiba o que estudar para o concurso PM-AM 2017/2018

Para ajudar os futuros candidatos do concurso da PM do Amazonas, a FOLHA DIRIGIDA separou todo o conteúdo programático do edital anterior para que possa ser usado como base de estudos.

O concurso PM-AM 2018 é uma das grandes oportunidades, que promete bombar no ano que vem. Por isso, quem tem o sonho de ingressar na segurança pública deve começar a se preocupar com os estudos desde já. Para ajudar os concurseiros, FOLHA DIRIGIDA fez um resumo da avaliação anterior para soldado, já que há grandes chances do próximo edital ser bem parecido com este.
PM-AM: concurso é grande promessa de 2018
 
A seleção da Polícia Militar, junto a do Corpo de Bombeiros e a da Polícia Civil do Amazonas, já foi confirmada pelo secretário da pasta, Bosco Saraiva. No momento, o concurso da PM-AM 2018 depende da aprovação do governador do Amazonas, Amazonino Mendes. Ele já havia declarado seu interesse pelo concurso, assim como o Secretário de Segurança.
 
Em 2011, a PM lançou quatro editais que somavam mais de 2 mil vagas, das quais a maior parte era para o cargo de soldado. Também havia oportunidades para oficiais e especialistas.
 
 

Etapas do concurso

A primeira etapa de avaliação consistiu na prova objetiva, que tinha 60 questões sobre as disciplinas de Português, Matemática, Geografia e História (do Brasil e do Amazonas). Para ser aprovado, era preciso acertar, pelo menos, 40% da prova sem zerar nenhuma das disciplinas.
 
Veja o conteúdo programático de cada disciplina:
 

Português

Compreensão e interpretação de texto. Fonética. Acentuação gráfica. Morfologia. Classe de Palavras: emprego do substantivo, adjetivo, advérbio, preposição conjunção, pronome, verbo. Sintaxe: Análise sintática, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, colocação pronominal e emprego da crase. Pontuação. Estilística. Linguagem figurada: metáfora, metonímia, anacoluto, elipse, silepse de gênero, número e pessoa. Semântica. Homonímia, paronímia, sinonímia (relação de analogia) e antonímia.
 

Matemática

Funções (1º e 2º Graus, Modulares, Exponenciais e Logarítimas); Progressões; Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares; Análise Combinatória e Binômio de Newton; Polinômios e Equações; Trigonometria; Geometria (Plana e no Espaço); Geometria Analítica; Números Complexos. 
 

Geografia

Geografia do Brasil: o Espaço Geográfico Brasileiro: aspectos físico, humano e econômico.
 
Geografia do Amazonas: os Municípios do Estado do Amazonas: área, limites população, altitudes, distância da cidade de Manaus; A distribuição de municípios em micro-regiões; Clima e vegetação do Amazonas; Aspectos econômicos do Estado do Amazonas: Extrativismo (vegetal, animal e mineral); Agricultura; Setor Pecuário; Indústria; A Zona Franca de Manaus. Projetos para a Amazônia: (Projeto SIVAM, Projeto Calha Norte). Ecologia: Impactos ambientais, reservas e parques ecológicos. Transportes do Estado do Amazonas: Rodoviário, aeroviário, fluviais.
 

História

História do Brasil: o Brasil e o Sistema Colonial Ibérico; Organização e Consolidação do Estado Imperial; As Transformações Econômicas no Século XIX; Economia e Sociedade nos Anos 30; Democracia e Militarismo; A modernização Autoritária.
 
História do Amazonas: fases da Ocupação da Amazônia: O mercantilismo e sua influência na Amazônia; O início da colonização na Amazônia; As formas de recrutamento da mão-de-obra indígena; O regimento das missões como novo sistema de organização do trabalho. A luta pela autonomia da Amazônia e a criação e instalação da província do Amazonas. Economia Gomífera do Amazonas. Antecedentes do ciclo da borracha. A República do Estado do Amazonas. Junta Provisória de Governo. Os governadores republicanos. O Amazonas no Pós-30 até os nossos dias. Zona Franca de Manaus e a performance do Estado na última década.
 

PL que altera escolaridade de ingresso foi aprovada

Depois da fase objetiva, os candidatos ainda foram submetidos a inspeção de saúde, e testes de aptidão física e psicológica. Aqueles que foram selecionados nesta etapa ingressaram no curso de formação. Quem quer fazer o concurso da PM-AM 2018 precisa saber que a PL que muda o limite de idade para ingresso na polícia foi aprovada.  Ou seja, pode representar mais uma oportunidade para muito mais gente.
 

E-book: "Os Dez Maiores Erros de Língua Portuguesa"

Língua Portuguesa é a base para todos os concursos públicos. Raros são aqueles em que conteúdos da disciplina não são cobrados.  No e-book "Os Dez Maiores Erros de Língua Portuguesa", elaborado por FOLHA DIRIGIDA, o professor Marcio Coelho dá dicas preciosas para sua preparação. 



Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários