Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concursos PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM ocorrerão em 2019

Concursos PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM ocorrerão em 2019

Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas pode votar esta semana orçamento para a realização dos concursos da segurança em 2019.

Durante o ano de 2018, o governo do Amazonas vem estudando a realização dos concursos para a área da Segurança. No entanto, segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Dermilson Chagas, os concursos para a Polícia Mitar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do Amazonas devem sair apenas em 2019.

Na última terça, 10, o deputado Dermilson Chagas afirmou que entrará com um requerimento na Mesa Diretora para que a regulamentação dos concursos públicos da segurança seja votada ainda nesta semana, antes do recesso parlamentar.

Concursos PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM serão votados na Alem. (Foto: Divulgação/Aleam)
Concursos PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM
serão votados na Alem (Foto: Divulgação/Aleam)

O projeto sobre o concurso foi enviado pelo governador Amazonino Mendes à Aleam. A proposta autoriza o Poder Executivo a incluir a ação no Plano Plurianual (PPA 2016/2019) e abrir um crédito adicional de R$1,1 milhão dentro do orçamento de 2018 da Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP), para ampliação dos quadros da PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM

Segundo o deputado, a expectativa é que os concursos ofereçam 1.400 vagas para os quadros. "Preocupado com a segurança do nosso estado, o governador Amazonino envia o concurso, pensando em um futuro melhor para população do estado", afirmou Dermilson Chagas.

O deputado afirmou ainda que protocolará um requerimento nesta quarta-feira (11) para que o concurso seja votado em plenário o quanto antes. No entanto, as seleções deverão ocorrer somente em 2019.

"Vou pedir ao presidente da Assembleia para ser votado ainda nesta semana, antes do recesso parlamentar. O concurso deverá ser realizado em 2019, já que estamos no período eleitoral, em que a lei proíbe", afirmou Dermilson Chagas.

Inicie os estudos para concursos na área de Segurança

Inicie os estudos para concursos na área de Segurança

Últimos concursos ocorreram em 2009 e 2011

Os últimos concursos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Amazonas ocorreram em 2009. Já a Polícia Militar divulgou quatro editais em 2011. Sem concursos há, pelo menos, sete anos, as corporações enfrentam grande déficit de pessoal.

Quem deseja ingressar em uma das corporações, mesmo com edital previsto somente para 2019, já deve se preparar. As últimas seleções são a base para iniciar os estudos.

Inicie os estudos para concursosNa Polícia Civil, é preciso comprovar nível superior, para qualquer um dos cargos que poderão ser oferecidos: delegado, perito, papiloscopista, escrivão e investigador. 

No Corpo de Bombeiros, as oportunidades podem ser para cargos de níveis médio ou superior, dependendo da especialidade. Na última seleção, foram oferecidas vagas para técnico, auxiliar, soldado, sargento, cabo e tenente.

Já na Polícia Militar, as oportunidades são para o cargo de soldado, que tem como exigência o nível médio completo. Além da escolaridade, em 2017, os requisitos em relação à idade máxima para ingresso na PM-AM e no Bombeiros-AM foram alterados

De acordo com o texto, os interessados em seguir carreira nessas instituições podem ter até 35 anos de idade. Antes da mudança, a idade limite era de 28 anos. 

Prepare-se para os concurso da SSP-AM

Mesmo com previsões somente para concurso em 2019, os interessados nos concursos PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM devem se preparar com antecedência. Abaixo, FOLHA DIRIGIDA traz algumas dicas para quem deseja iniciar os estudos. Confira! 




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações