Concurso PM-AL: Cebraspe assina contrato e edital está mais perto

Saiu no Diário Oficial do Alagoas o extrato de contrato do Cebraspe como banca do concurso da Polícia Militar-AL.

04/06/2018 11:08 | Atualizado: 04/06/2018 11:10

04/06/2018 11:08 | Atualizado: 04/06/2018 11:10

Parece que o edital do concurso da Polícia Militar do Alagoas está cada vez mais próximo de sair. Prova disso é a publicação do contrato entre a banca Cebraspe e o estado, feita no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 4. Embora já tivesse sido anunciada antes, agora, a escolha da banca Cebraspe está oficializada.

Com isso, as expectativas para a publicação do edital aumenta. A publicação do DOE também confirmou a oferta de 500 vagas para o cargo de soldado Combatente da Polícia Militar de Alagoas.

Além disso, outra informação importante foi revelada: as fases previstas para a seleção. Segundo a publicação do DOE, o concurso público contará com quatro etapas:

  • Prova objetiva;

  • Avaliação médica das condições de saúde física e mental;

  • Teste de aptidão física;

  • Investigação social.

Todas as fases acima possuem caráter eliminatório. Já a prova objetiva, que também tem caráter classificatório, será realizada nas cidades de Maceió e Arapiraca. Todas as demais fases do concurso serão realizadas apenas na cidade de Maceió.

O extrato contratual revela ainda que o planejamento do concurso se deu a partir da expectativa de 20 mil inscrições na seleção. Algo que resultaria em uma concorrência de cerca de 40 pessoas por vaga. No entanto, este número é apenas uma estimativa que pode se cumprir ou não.

Edital pode sair ainda em junho

O concurso da PM do Alagoas pode ter o seu edital divulgado a qualquer momento. A única pendência era a assinatura do contrato da banca, o que agora já está sanada. A última informação sobre o assunto foi dada pelo governador Renan Filho, que cravou os dias 9 a 12 de junho para publicação do documento.

Anteriormente, a previsão era de o edital que fosse publicado até o dia 31 de maio, conforme FOLHA DIRIGIDA noticiou . Em sua habitual transmissão ao vivo pelo Facebook com o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, para falar sobre as seleções, eles também garantiram o início das convocações do concurso anterior.

PM-AL
PM-AL oficializa contratação de banca
(Foto:Arquivo/ Agência de Alagoas)

Fabrício Marques já havia informado um cronograma previsto para o novo concurso. "O mínimo legal é que em 90 dias se tenha a prova objetiva (após a publicação do edital). Então, se publicarmos no dia 31 de maio, a prova deverá ser na última semana de agosto, só teremos que adequar para que aconteça em um sábado ou domingo", disse o secretário na ocasião.

Considerando que o edital agora deverá ser publicado com uma ou duas semanas de atraso, é provável que as provas sejam agendadas para início de setembro.

Concurso da PM terá vagas para soldado

A princípio, serão oferecidas 500 vagas para a Polícia Militar na carreira de soldado. O governador já confirmou também que serão 100 vagas para o Corpo de Bombeiros. A carreira de oficiais não será oferecida na seleção. Renan Filho informou que o estado já tem um número satisfatório de oficiais, mas não descartou um novo concurso caso haja necessidade.

Para concorrer será preciso ter nível médio completo. Com base no último edital, após o curso de formação os servidores recebem R$3.522,88, enquanto durante o curso recebem R$ 1.367,15. A próxima seleção deverá seguir os mesmos padrões do último concurso.

Seu concurso tem teste físico? Confira as dicas!

Um dos segredos dos aprovados em testes físicos de concursos públicos é: preparação antecipada! Quem garante é o preparador físico Elon Junior, que tem anos de experiência na orientação de concurseiros para esse tipo de exame. Nesse vídeo, ele lista algumas dicas para você ser aprovado no teste de aptidão física. 

Quer receber novidades sobre concursos?

Cadastre-se para receber e-mails com asnotícias em destaque da semana, dicas de preparação, novidades da Folha Dirigidae muito mais!

Carregando...