Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso PM-AL 2018: edital em maio e mais 100 vagas de Bombeiros

Concurso PM-AL 2018: edital em maio e mais 100 vagas de Bombeiros

O governador do Alagoas, Renan Filho, anunciou que o edital do concurso PM-AL sai em maio e terá ainda 100 vagas para o Corpo de Bombeiros.

O edital do concurso PM-AL tem nova previsão para ser publicado. O governador do estado, Renan  Filho, disse que o documento deverá sair ainda na primeira semana de maio! O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 13, durante visita a um curso preparatório na capital. 
 
Mais uma boa notícia é que serão oferecidas 100 vagas para o Corpo de Bombeiros, além das 500 vagas de soldado da PM que já haviam sido confirmadas. "Na primeira semana de maio, nós vamos publicar o edital; já foi aprovado na Fazenda (Secretaria), que é a parte mais complexa - estudo financeiro e econômico - e na Procuradoria Geral do Estado também", disse o governador.
 
Renan Filho anuncia concurso para PM e Bombeiros
Governador faz visita a cursinho na capital do AL e
anuncia concursos
(Foto: Márcio Ferreira/ Agência AL)
 
O concurso já havia sido anunciado em janeiro deste ano, durante uma live no Facebook, que o governador fez junto com o presidente da secretaria de Planejamento, Fabrício Marques Santos. Na ocasião, a estimativa era de que o edital fosse publicado em abril. 
 
Quem tem interesse em ingressar na Segurança Pública de Alagoas pode comemorar, pois a intenção do estado é fazer concursos para a PM anualmente. Em 2017 aconteceu a seleção com oferta de mil vagas de soldado, que ainda está em andamento
 
O governador garantiu que vai convocar ainda este ano os mil aprovados no concurso da PM-AL 2017 e estuda formas de chamar os aptos. No caso do próximo edital, a previsão é de chamar os aprovados em 2019. Renan Filho também revelou que o Governo do Estado estuda mudanças nas regras das seleções em Alagoas, que passarão a ser menores, justamente por conta de intenção de realizá-los todo ano.

Cargo de soldado exige nível médio

Para concorrer é preciso ter o ensino médio completo. A jornada de trabalho, com base nos dados do último edital, é de regime integral e dedicação exclusiva.
 
A remuneração para o cargo de soldado combatente (condição alcançada após a conclusão do curso de formação de praças) é de R$3.522.88. Durante o período de formação, os aprovados estarão na condição de soldados alunos e receberão R$1.367,15.
 
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o soldado Youran Cruiff, de 28 anos, contou detalhes da profissão e deu dicas de estudo. Ele entrou para a PM-AL no concurso de 2012 e falou de suas principais atividades na corporação, como os serviços de patrulhamento ostensivo e preventivo. 

Último concurso PM-AL teve quatro etapas

A melhor base de estudos para quem vai fazer o concurso, é o edital anterior, que cuja banca foi a Cebraspe. Os candidatos foram submetidos a quatro etapas de avaliação, sendo elas prova objetiva, avaliação médica, teste de aptidão física, comprovação documental e investigação social.
 
A primeira teve caráter classificatório e eliminatório e as demais foram apenas eliminatórias. O exame objetivo consistia em 120 itens, sendo 50 de Conhecimento Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos. 

Material de estudos para o concurso PM-AL

O professor Fábio Ramos listou os oito temas que mais caem em Direito Constitucional nas provas de concursos públicos. Confira esse e outros vídeos das disciplinas que poderão cair no concurso!
 

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações