Folha Dirigida Entrar Assine

Edital do concurso Pefoce deve sair este ano, garante secretário

A Perícia Forense do Estado do Ceará deverá lançar ainda em 2019 o edital de seu concurso público.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, o novo edital do concurso Pefoce deverá ser publicado ainda este ano. A data exata, no entanto, ainda não está definida, bem como os cargos e número de vagas.

O chefe da pasta esteve na última sexta-feira, 6, em um programa da TV Cidade e concedeu entrevista. André respondeu perguntas dos internautas, falou sobre a situação da segurança pública e comentou sobre os concursos.

Ele explicou a situação do concurso com quase 1.500 vagas da Polícia Civil, destacou o da Polícia Militar e, sobre a Pefoce, disse:

"Não só o da Polícia Civil, deverá ser lançado (este ano) também o da própria Perícia Forense, que também está precisando de mais gente. Então a gente vai ter um acréscimo de servidores na área da segurança pública."

(Foto: Facebook Oficial Pefoce)
Concurso Pefoce está previsto e deve ter edital este ano.
(Foto: Facebook Oficial Pefoce)

Camilo Santana confirmou o novo concurso Pefoce

Além, da previsão passada pelo secretário de segurança, o concurso da Pefoce também já foi confirmado pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana. 

A seleção da Pefoce foi anunciada pela primeira vez em abril de 2018. Naquela época, o governador explicou que a polícia científica faz todo o trabalho de análise para as investigações.

"Temos equipamentos modernos, uma equipe altamente equipada. Vamos lançar edital e abrir concurso para novos profissionais”, disse.

Recentemente, por meio da página do governo no Facebook, Camilo confirmou que o edital do concurso para Perícia Forense do Estado (Pefoce) seria divulgado em 2019. A declaração, no entanto, foi dada em fevereiro e de lá para cá não houve novidades.

Estima-se que os preparativos estejam sendo tratados internamente e que, em breve, deverá ser anunciado o nome da banca organizadora. 

+ Descomplique seus estudos e seja aprovado no concurso!

Em outubro de 2018, a Pefoce informou à FOLHA DIRIGIDA que a Secretaria de Segurança do Estado trabalhava nos preparativos iniciais do edital. André Costa, por sua vez, já informou que as carreiras do concurso serão de nível superior.

Dessa forma, cresce a expectativa para que seja a oferta do último concurso, quando:

Cargo Pré-requisito
Médico perito legista Graduação em Medicina
Perito criminal Graduação em Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física, Química
Perito legista Graduação em Farmácia
Auxiliar de perícia Graduação em qualquer área

Pefoce não realiza concurso desde 2011

Sem concurso há oito anos, a Perícia Forense do Estado do Ceará vê como urgente a publicação de um novo edital para suprir as saídas. Isso porque não há cadastro de reserva válido que possa amenizar o déficit de servidores.

O edital do último concurso da Pefoce somou uma oferta de 170 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva para nível superior.  

Naquela época, as remunerações variavam de R$1.897,61 a R$7.582,45 com jornada de trabalho de 40 horas por semana. O Cebraspe (antigo Cespe/UnB) foi o responsável pela seleção.

+ Prepare-se para o concurso com questões ilimitadas

Os participantes passaram por duas etapas de seleção, sendo a primeira composta por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foram cobradas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, versando sobre as disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal.

Na segunda fase do concurso, foram aplicadas as seguintes etapas:

  • Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), em conjunto com o Cespe/UnB;
  • Exame de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade dos órgãos que compõem o Sistema de Inteligência da Segurança Pública do Estado.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas 

Comentários