Coronavírus: Pernambuco anuncia 4.729 contratações na área da saúde

Governo de Pernambuco anuncia contratação de 4.729 profissionais da área da Saúde. Aprovados do último concurso SES-PE também serão chamados

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou nesta segunda-feira, 23, a contratação de 4.729 profissionais da área da Saúde. A medida tem o objetivo de impactar diretamente no controle da pandemia do Coronavírus.

De acordo com decreto, serão convocados 430 médicos e 1.552 profissionais de diversas áreas, aprovados no último concurso da Secretaria Estadual do Estado (SES-PE), com provas aplicadas em outubro de 2018. Os trabalhadores fortalecerão toda a rede pública de saúde do Estado, inclusive o Hemope e o Hospital Oswaldo Cruz.  

enlightenedFMS Niterói oferta 456 vagas temporárias em meio ao Coronavírus

Durante o anúncio, o governador também autorizou a realização imediata de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais. A primeira seleção, para a SES-PE tem previsão para 160 médicos e 1.917 vagas em outros cargos. 

Já a segunda, será feita pela Universidade de Pernambuco (UPE) e vai contratar 65 médicos e 605 para profissionais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros.

enlightenedCoronavírus: Paraíba anuncia 2.443 vagas temporárias na Saúde

“Todo esse time vai compor o atendimento nas unidades existentes e nas que estamos abrindo para enfrentar a epidemia do novo Coronavírus. Além disso, estamos repassando 11 milhões de reais para ajudar as ações de saúde e assistência social dos municípios pernambucanos”, afirmou o governador ao ressaltar que nossa melhor estratégia de combate à disseminação do vírus nesse momento é o isolamento social.

Coronavírus - Covid-19
Pernambuco anuncia contratação de 4.729 profissionais da Saúde
(Foto: Freepik)


Concurso SES-PE está válido até abril de 2021

Em maio de 2019 o governo de Pernambuco divulgou a nomeação dos aprovados no concurso SES-PE. A seleção foi homologada no dia 3 de abril. Caso seja prorrogado, o concurso ficará válido até abril de 2023. 

O atual concurso trouxe oportunidades em cadastro de reserva, além de mil vagas imediatas. As oportunidades contemplam cargos de níveis médio e superior. Foram ofertadas chances nas funções de assistente em saúde, médico, analista em saúde e fiscal de vigilância sanitária. 

As remunerações iniciais variam de R$954 a R$9.326,57, de acordo com o cargo pretendido. Os profissionais serão contratados pelo regime estatutário, com garantia de estabilidade. 

enlightenedEm meio ao Coronavírus, Salvador BA divulga edital com 388 vagas

Os candidatos do concurso SES-PE foram avaliados por meio de uma prova objetiva. A avaliação, composta por 40 questões, cobrou disciplinas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais do SUS e Conhecimentos Específicos. 

As provas foram aplicadas em outubro de 2018, em sete municípios de Pernambuco: Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhus, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina. Além da prova objetiva, os que concorriam às vagas de nível superior passaram por uma avaliação de títulos. 

O concurso SES-PE foi suspenso em janeiro de 2019 e os motivos da decisão não foram revelados. Em fevereiro do mesmo ano a seleção foi retomada pela Secretaria e o Instituto AOCP, organizador do concurso.

Assinatura FD