Vereador cobra edital do concurso Guarda Metropolitana de Palmas-TO

O vereador Milton Neris cobrou na terça-feira, 27, o concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, no Tocantins, autorizado desde fevereiro.

O vereador Milton Neris (Progressistas) cobrou, na última terça-feira, 27, o novo concurso da Guarda Metropolitana de Palmas, no Tocantins. A cobrança foi feita durante sessão ordinária da Câmara de Palmas. 

Segundo o vereador, a Guarda Metropolitana de Palmas sofre com déficit de servidores e possui um quadro de pessoal já com idade para a aposentadoria. Além disso, Milton Neris falou sobre a contratação, por parte da Prefeitura, de vigilantes para atuarem como guardas. 

"Não faz sentido deixar de fazer o concurso público para aumentar o efetitvo, e, em paralelo a isso, contratar vigias (armados e desarmados), para o papel do guarda metropolitano", disse o vereador.

O vereador afirma que o novo concurso é uma necessidade da categoria. Em seu pronunciamento, Milton Neris afirmou que a prefeitura precisa dar o aval para a realização da seleção.

"Essa é a reivindicação dos nossos guardas. Eu queria chamar a atenção para que a Prefeitura possa determinar, através da Secretaria de Segurança, que tenha início o concurso da Guarda Metropolitana", concluiu.

Além de Milton Neris, no último dia 20, o vereador Jucelino Rodrigues (PTC) também cobrou a realização do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas.

"O concurso foi anunciado em fevereiro e, até agora, não foi publicado o edital. É um concurso esperado pela sociedade. Não poderia deixar de fazer essa cobrança, pois nossa Guarda é antiga, com pouco mais de 180 homens que trabalham para resguardar o patrimônio público e atuar também na repreensão ao crime", cobrou.

Prepare-se para concursos em 2019!

Inicie seus estudos

Concurso Guarda Metropolitana de Palmas terá 50 vagas

O concurso para a Guarda Metropolitana de Palmas, aguardado desde 2017, foi autorizado em fevereiro. A previsão é que a nova seleção tenha 50 vagas mais formação para cadastro de reserva.

O cargo tem o nível médio completo como exigência, além de: altura mínima de 1,65m (homens) ou 1,60m (mulheres) e idade entre 18 e 45 anos.

Conforme estabelece o estatuto da Guarda, os servidores têm direito, além do salário básico, a 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Os valores dos ganhos inicias, no entanto, ainda não foram informados. 

Segundo informações da prefeitura, existem 412 vagas disponíveis no quadro de servidores da Guarda. Por isso, a expectativa é que o cadastro de reserva seja bem aproveitado durante o prazo de validade do concurso. 

Guarda Metropolitana de Palmas-TO tem concurso autorizado (Foto: Valerio Zelaya/Governo-TO)
Guarda Metropolitana de Palmas-TO aguarda novo concurso
(Foto: Valério Zelaya/Governo-TO)

A autorização para o concurso foi assinada pela prefeita da capital tocantinense, Cinthia Ribeiro, durante evento em comemoração aos 26 anos da Guarda Metropolitana. Na ocasião, a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, reforçou que a seleção vai renovar 25% do efetivo. 

"Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e, além de recompor o quadro, esse concurso representa um fortalecimento da instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população", disse.

Prepare-se para o concurso da Guarda Metropolitana de Palmas-TO!



Comentários