Tocantins terá cinco concursos para Guarda Municipal em 2018

O estado do Tocantins contará com cinco novos concursos para guardas municipais incluindo a capital, Palmas, e outras cidades da região metropolitana.

Boa notícia para os concurseiros do Tocantins que sonham em ingressar na área da segurança pública. O estado contará com cinco novos concursos para a Guarda Municipal em 2018. As cidades contempladas serão Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Lagoa da Confusão e Paraíso. As quatro primeiras já tem a seleção autorizada, enquanto Paraíso depende de questões legislativas como a criação e a aprovação do estatuto.
 
 
A informação foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA, pela comandante da Guarda Municipal de Lagoa da Confusão-TO, Taiany Ribeiro Martins, durante a posse da nova gestão do Conselho Nacional de Guardas Municipais. Ela ainda informou que para sua cidade serão 100 vagas, sendo 30 imediatas e 70 para formação de cadastro de reserva. 
 
Concurseiros terão novas oportunidades para guardas 
municipais no Tocantins em 2018 (Foto: Divulgação)
 
Sobre as outras cidades, Taiany revelou: "A maior oferta deve ser para Palmas, já que é a capital do estado e tem a maior demanda de pessoal. Mas, Araguaína também deve ter uma boa quantidade de vagas já este será o primeiro concurso da cidade para guardas municipais". 

Concurso Guarda de Palmas foi autorizado em 2017

O concurso para guarda metropolitana de Palmas foi autorizado em 2017 e teve comissão formada em julho para cuidar dos trâmites legais, impactos financeiros, além de elaborar o Termo de Referência da seleção, que antecede o edital do concurso. 
 
 
A Prefeitura de Palmas não realiza concursos para guardas municipais desde 2007, ano em que ofertou 100 vagas imediatas, sendo 90 para candidatos do sexo masculino e dez para o sexo feminino. 
 
 
Para se candatar era preciso ter ensino médio completo. Os homens também precisavam ter altura mínima de 1,65m e as mulheres, 1,60m. Além do vencimento inicial, os nomeados terão direito ao mais adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. 
 
O concurso contou com seis etapas. São elas:
 
• Prova objetiva; 
• Avaliação médica;
• Teste de aptidão física; 
• Avaliação psicológica;
• Investigação social da vida pregressa do candidato (realizada pela Corregedoria da Guarda Metropolitana);
• Curso de formação. 
 
Na objetiva, foram aplicadas questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimento Específicos.
 
A Guarda Metropolitana tem como função proteger os bens públicos municipais, serviços de controle, fiscalização, orientação e educação ambiental e, subsidiariamente, complementa e apoia as atividades de segurança pública. 

Prepare-se para os concursos da Guarda Municipal

Com cinco novos concursos previstos para 2018, os interessados em ingressar na carreira de guarda municipal já devem iniciar seus estudos. FOLHA DIRIGIDA possui materiais exclusivos que te ajudarão na conquista das vagas. Confira!  


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários