Guarda Municipal de Palmas-TO: concurso até o final do ano

Pode comemorar, concurseiro! O prefeito Carlos Amastha anunciou que o concurso para a Guarda de Palmas, no Tocantins, sai até o fim do ano.

Boa notícia para os concurseiros que estão aguardando o concurso para a Guarda Municipal de Palmas, no Tocantins. É que o prefeito Carlos Amastha anunciou na última sexta-feira, 16, durante coletiva de imprensa, que será realizado novo concurso público para o órgão. De acordo com a declaração do prefeito, a seleção deve ser realizada até o final deste ano. 

A FOLHA DIRIGIDA já havia antecipado essa informação em fevereiro e a previsão é que outras cidades sejam contempladas com concursos para a guarda.

"Uma coisa estava atrelada a outra. A Lei da Aposentadoria nos permite fazer esse concurso", disse o prefeito na coletiva de imprensa.

Além de anunciar o concurso, o prefeito Carlos Amastha também apresentou o projeto de Lei que regulamenta a aposentadorias dos servidores da Guarda da Municipal de Palmas (GMP). "Agora é possível tratar a Guarda Metropolitana como força de segurança para que tenha os mesmos benefícios de aposentadoria das outras forças de segurança públicas", disse. A Lei segue para a aprovação na Câmara Municipal. 

Ainda não há um número de vagas definido para o novo concurso. No entanto, a comissão responsável pela seleção já está formada e foi divulgada em julho de 2017. A comissão é responsável pelos trâmites legais do concurso, tais como: impactos financeiros, proposta do edital (inscrições, provas, vagas) e demais procedimentos. 

Guardas municipais em formação
Concurso para a Guarda Municipal de Palmas: em breve
(Foto: Divulgação)

.E-book: "5 passos para a vaga dos sonhos"
.Como estudar para concurso público

Último concurso aconteceu em 2007

Há 11 anos que não há concurso para a guarda municipal. Em 2017 foi o último ano em que a prefeitura ofertou 100 vagas imediatas, sendo 90 para o sexo masculico e dez para o sexo feminino. Na época, os homens precisavam ter altura mínima de 1,65m e as mulheres 1,60m.

.Veja também: Veja instituições que não fazem concurso há mais de 10 anos

As etapas do concurso forma divididas em: prova objetiva, avaliação médica, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação. A primeira etapa, que foi a da prova objetiva, foi composta por 50 questões divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia do Tocantins, História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.

Foram considerados habilitados na prova objetiva os candidatos que conseguiram alcançar, no mínimo, 50% do total de pontos e também não zerar em nenhuma disciplina. 

Em 2014, havia previsão de que um concurso para guardas fosse aberto junto com um de agente de trânsito, o que não ocorreu, e somente o segundo concurso saiu. 

A Guarda Metropolitana tem como função a proteger os bens públicos municipais, serviços de controle, fiscalização, orientação e educação ambiental e, subsidiariamente, complementa e apoia as atividades de segurança pública.

Saiba como estudar para concurso antes do edital

Com o concurso confirmado, os interessados em ingressar na carreira de guarda municipal já devem começar sua preparação. A FOLHA DIRIGIDA possui uma série de materiais exclusivos que podem te ajudar nesta etapa. Confira as dicas da coach Deborah Cal de como iniciar seus estudos antes da publicação do edital. Determinação é fundamental!

.Artigo: Como focar nos estudos?
.Artigo: Minha vida de Concurseiro

E mais: veja a playlist "Como estudar para concursos" com o professor Fábio Silva


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários