Concurso Guarda de Palmas-TO: prefeita confirma 100 vagas em 2020

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, confirma que o edital do novo concurso para Guarda Metropolitana terá 100 vagas e edital em 2020

O concurso para Guarda Metropolitana de Palmas terá oferta de 100 vagas e edital publicado em 2020. As informações foram passadas pela prefeita da capital do Tocantins, Cinthia Ribeiro, em entrevista coletiva no dia 20 de dezembro, sobre o balanço de sua gestão este ano.

De acordo com a prefeita, a oferta do concurso será composta por 50 vagas imediatas e 50 para cadastro de reserva em ambos os sexos. Os demais detalhes serão divulgados junto ao edital, no próximo ano. A Prefeitura de Palmas estima que a contratação dos novos servidores custará R$1.299.735 aos cofres públicos.

A banca organizadora do concurso também foi anunciada durante a coletiva de imprensa. A Fundação Vunesp será a responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

O contrato com a banca deve ser assinado nas próximas semanas, segundo o município. Depois dessa formalização, as partes poderão se reunir para fechar os detalhes do edital, como o cronograma das atividades.

O concurso Guarda de Palmas-TO está autorizado deste fevereiro, pela prefeita Cinthia Ribeiro. Para concorrer ao cargo será necessário ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e idade entre 18 e 45 anos. A remuneração atual ainda não foi revelada.

Prefeita de Palmas em coletiva de imprensa sobre o balanço de sua 
gestão em 2019 (Foto: Edu Fortes/Palmas-TO)

 

Conforme estabelece o estatuto da corporação, os guardas municipais também têm direito a 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há ainda estabilidade e possibilidade de progressão na carreira. 

O último edital trouxe 100 vagas para o cargo, sendo 90 para homens e dez para mulheres. Os candidatos foram submetidos a provas objetivas, avaliação médica, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica, investigação social da vida pregressa e curso de formação.

Na primeira etapa, o exame contou com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimentos Específicos.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Concurso Guarda Metropolitana de Palmas-TO tem banca definida

Concurso Guarda de Palmas-TO: primeira mulher assume chefia

A partir de dezembro, a Guarda Metropolitana de Palmas-TO conta com uma mulher na chefia. Sandra Letícia Thomazi Bordin foi nomeada como a primeira mulher a comandar a corporação.

Nos seus 26 anos de existência, a Guarda nunca teve uma figura feminina à frente dos trabalhos da instituição para garantir e prosseguir com eficiência as ações.

Bordin assume o posto quando a corporação vive a expectativa da renovação do quadro efetivo, com a realização do concurso público. Ela também ficará com a chefia da organização do edital previsto para o ano que vem. 

“Tenho muito orgulho desta instituição, que vem trabalhando para garantir a segurança da comunidade. A família azul marinho já é uma instituição forte e reconhecida. Tenho plena certeza de que essa visão sensível da prefeita, com esse poder feminino, vai trazer uma sensibilidade a mais, e vamos continuar firmes e fortes, como somos lembrados”, destacou a nova comandante.

Sem novos concursos desde 2007, a Guarda Metropolitana de Palmas-TO vê seu déficit de agentes aumentar cada vez mais. Segundo dados da prefeitura, faltam 412 guardas metropolitanos.

Dessa maneira, a expectativa é que o cadastro de reserva do concurso Guarda de Palmas-TO seja bem usado no decorrer do prazo de validade. A secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa, revelou que a seleção vai renovar 25% do efetivo. 

"Muitos dos nossos guardas já estão com tempo de serviço para aposentadoria, e, além de recompor o quadro, esse certame representa um fortalecimento na instituição, pois possibilita a implementação desse projeto de segurança pública de qualidade à serviço da população", reforçou a titular da pasta.

Comentários