Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Câmara de Nova Iguaçu anula concurso em virtude de fraude

O concurso para 125 vagas na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, no Grande Rio, realizado no ano passado, foi anulado no último dia 4, sob a acusação de fraude. Uma comissão para apurar as denúncias foi instaurada pelo atual presidente da Câmara, vereador Mauricio Morais (PMDB), que constatou as suspeitas.

O concurso para 125 vagas na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, no Grande Rio, realizado no ano passado, foi anulado no último dia 4, sob a acusação de fraude. Uma comissão para apurar as denúncias foi instaurada pelo atual presidente da Câmara, vereador Mauricio Morais (PMDB), que constatou as suspeitas. Segundo o consultor-geral da Câmara e presidente da comissão, Ronaldo Santos, o problema começou ainda na escolha da organizadora. "A Fundação Benjamin Constant foi escolhida para organizar o concurso, mas nos documentos não fica claro como foi feita a escolha. O edital para a escolha da organizadora foi retirado por três instituições, e os exames periciais comprovaram se tratar da mesma pessoa, mas com assinaturas diferentes", revela.

Para o consultor, as apurações comprovam o crime de nepotismo cruzado. "A mesma organizadora era a responsável pela realização do concurso da Câmara de Mesquita, e ficou provado que aprovados em Nova Iguaçu tinham parentesco com vereadores de Mesquita, e o contrário também ocorreu. A seleção lá está paralisada. Ninguém tomou posse e nem deverá", declara.

O presidente da comissão disse que as taxas de inscrição devem ser devolvidas pela Fundação Benjamin Constant. "A Câmara não recebe dinheiro de inscrição. É a fundação quem deve ressarcir os candidatos. Durante a apuração, tentamos entrar em contato algumas vezes, mas não conseguimos", comenta. Com o concurso anulado, agora existe a necessidade de realização de uma nova seleção. Mas como garantir que não haverá outra fraude? "Fizemos toda uma investigação e anulamos o concurso, isso mostra seriedade. A Câmara precisa de novos funcionários, iremos fazer um levantamento. Podem ter certeza que será uma seleção transparente, já na escolha da organizadora", garante.

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações