Nova Iguaçu-RJ confirma 1.576 vagas em concursos da Guarda e Educação

A Prefeitura de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, confirmou a realização de dois concursos em 2019, com oferta de 1.576 vagas.

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, confirmou dois novos concursos em 2019. Ao todo, estão previstas 1.576 vagas, sendo 400 para a área de Segurança Pública, com a criação da Guarda Municipal, e 1.176 para a Educação.

De acordo com a Prefeitura, os dois concursos deverão ocorrer até o final deste ano. Até o momento, a seleção mais próxima é a da Educação. Para a área, a comissão organizadora já está formada, trabalhando atualmente na elaboração do projeto básico, documento que é utilizado como base para o edital. 

Para a Educação, segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu-RJ, o concurso terá 1.176 vagas para professores do nível fundamental I e II. Com o projeto básico em elaboração, a previsão é que o concurso ocorra em 2019.

"A escolha da banca e a divulgação do edital estão previstas para o segundo semestre", afirmou o setor de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Caso siga os mesmos critérios do processo seletivo temporário, realizado em 2018, os candidatos deverão apresentar a licenciatura plena na área de interesse, para concorrer ao posto de nível I. Já para o nível II, será preciso ter curso de Pedagogia, com habilitação para os anos iniciais do nível fundamental.

Inicie os estudos para o concurso de Nova Iguaçu-RJ

Estude para o concurso de Nova Iguaçu

Projeto que cria a Guarda Municipal é analisado

Para realizar o concurso da Guarda Municipal de Nova Iguaçu, a Prefeitura precisa antes criar o cargo de guarda. Ainda sem esta instituição, a seleção não pode ser realizada. Desde 2017, a Câmara de Vereadores estuda a criação das vagas.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Iguaçu, no momento, "o projeto está em fase de análise do impacto financeiro". Caso seja aprovado, a Administração Municipal poderá dar início à realização do concurso, com a criação da comissão organizadora, elaboração do projeto básico, escolha da banca e publicação do edital.

Prefeitura de Nova Iguaçu prevê dois editais em 2019 (Foto: Divulgação)
Nova Iguaçu-RJ quer concursos para a Guarda e a Educação em 2019
(Foto: Divulgação)


De acordo com a Prefeitura, para a Guarda Municipal serão criadas 400 vagas, de nível médio. Já o concurso terá previsão de 200 oportunidades imediatas e 200 para a formação do cadastro de reserva.

Desde 2017, vereadores falam sobre a necessidade dos guardas para a cidade. Na ocasião, o vereador Alexandre Azeredo confirmou a importância da instituição para o prefeito Rogério Lisboa.

"O prefeito só não criou a guarda ainda, porque precisa normalizar a folha de pagamento, mas entende a importância", disse o vereador.

Ainda de acordo com o vereador, com a realização do concurso, durante os dois anos de validade da seleção, os aprovados serão convocados de 100 em 100, para que possam realizar o curso de formação. O curso será oferecido pela Secretaria de Segurança Pública e terá a duração de três a seis meses.

Prepare-se para os concursos de Nova Iguaçu-RJ

A Prefeitura de Nova Iguaçu prevê dois novos concursos em 2019. A seleção da Educação já está em fase de elaboração e deve ter seu edital divulgado primeiro. Para ajudar quem deseja uma das 1.576 vagas a serem oferecidas, FOLHA DIRIGIDA separou diversas dicas de preparação. Confira! 

Baixe e-book gratuito!
Como ser um concurseiro