Exclusivo: Guarda Municipal de Niterói terá concurso público em 2018

Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Chagas, anunciou novo concurso para a Guarda Municipal em 2018

Não pode ler a matéria agora? Ouça abaixo ou faça o download para mais tarde:
A Prefeitura de Niterói realizará um novo concurso público para a Guarda Municipal. A informação foi dada à FOLHA DIRIGIDA, com exclusividade, pelo secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, nesta sexta-feira,25. E os candidatos já podem começar a estudar, pois o edital pode sair, até mesmo, nos primeiros meses de 2018. Confira as dicas da FOLHA DIRIGIDA sobre como estudar para concursos.
 
Secretário de Ordem Pública de Niterói, Gilson Campos anunciou concurso para Guarda Municipal

Niterói terá concurso para Guarda
Municipal, diz secretário Gilson Chagas

A oferta deverá ser de, pelo menos, 419 vagas. A remuneração atual do cargo de guarda municipal é de R$2.796,80. Poderão concorrer candidatos com nível médio completo e com idade mínima de 18 anos completos até a posse. É necessário também carteira de habilitação na categoria B.
 
Outro requisito importante é o de altura mínima: 1,60m, para as mulheres, e 1,70m, para os homens. Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, não ter antecedentes criminais incompatíveis com o cargo.

Guarda Municipal de Niterói tem 581 servidores efetivos 

A expectativa da Guarda de Niterói é chegar até o ano de 2020 com mil guardas na cidade, que é o teto estipulado em lei. Os aprovados em todas as etapas do concurso de 2014, que ainda está em validade, já foram convocados, não restando nenhum classificado na lista de cadastro.
 
Partindo dessa premissa, a Guarda Municipal já planeja realizar uma nova seleção no próximo ano. De acordo com o secretário, atualmente há 581 servidores efetivos.
 
Dessa forma, as 419 vagas restantes (para chegar ao limite permitido) seriam oferecidas no novo concurso. Mas é possível que esse quantitativo seja maior, por exemplo, se desligamentos ocorrerem até a divulgação do edital.

Edital pode sair já no início do ano

Embora ainda não haja data prevista, espera-se que o edital seja publicado nos primeiros meses do ano. Em breve, os primeiros passos para realização do concurso devem ser dados. Isso porque, segundo Gilson Chagas, a ideia é aplicar provas e realizar a convocação da primeira turma do curso de formação ainda em 2018.
 
Se for mantida da estrutura do último concurso, a seleção para o cargo de guarda municipal terá cinco etapas. A primeira é a prova objetiva (no concurso passado foram aplicadas em Niterói e São Gonçalo). As demais etapas são avaliação antropométrica e de prova de condicionamento físico, teste psicotécnico, exame médico e investigação social, até a convocação para o curso de formação.

Secretário considera a guarda uma das melhores do país

Em 2016, quanto tomou posse como secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas afirmou que a sua intenção era transformar a Guarda de Niterói na melhor do país. Ele ressalta que, desde 2013 a gestão tem como objetivo investir na capacitação da Guarda, o que eleva a qualidade e efetividade.
 
Uma das principais ações adotadas pela prefeitura, segundo ele, foi a construção da Cidade de Ordem Pública, no Barreto. Com isso, a Guarda Municipal de Niterói ganhou uma nova sede, o que fez com que o efetivo fosse dobrado. A nova sede conta com centro de formação, refeitório e auditório, além de ter dobrado o efetivo.
 
"Neste contexto, fizemos a convocação dos aprovados do concurso de 2014 e, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), realizamos um curso de formação de excelência. Melhoramos a qualificação dos guardas com mais de dez anos de serviço, por meio de concurso interno, realizando curso para gestão de pessoas e liderança com ênfase em policiamento comunitário. Para os guardas com mais de 20 anos, também por meio de concurso interno, promovemos curso de gestão em segurança pública em nível estratégico, qualificando estes profissionais para interagirem com outras forças de segurança pública do Estado", ressalta Gilson Chagas.
 
 
Cidade de Ordem Pública

Com a Cidade de Ordem Pública, Prefeitura de Niterói
ampliou efetivo da Guarda Municipal (Foto: Luciana Carneiro)


O secretário de Ordem Pública comenta ainda que em 2016 a cidade participou da passagem da tocha olímpica e da segurança das delegações que optaram por ficar em Niterói. "Em dezembro, realizamos o primeiro curso de ciclopatrulhamento e, após a formação dos agentes, inauguramos a base permanente dessa equipe", destaca.
 
 
O último concurso para o cargo de Guarda Municipal de Niterói ocorreu em 2014, com oferta de 350 vagas. A Coseac/UFF foi a responsável por organizar a seleção.