Folha Dirigida Entrar Assine

Confira dicas de Informática para o concurso Guarda de Niterói-RJ

O concurso da Guarda de Niterói aplicará a prova objetiva em abril. Para se dar bem no exame, confira dicas da disciplina Informática.

A poucos dias de terminar o prazo de inscrições do concurso Guarda de Niterói-RJ, os candidatos que ainda não garantiram presença devem  se apressar. Quem almeja uma vaga na corporação deve se antecipar para conseguir estudar todos os conteúdos. Uma das disciplinas cobradas na prova será Informática.

Para ajudar os milhares de participantes a turbinarem os estudos na disciplina, a reportagem da FOLHA DIRIGIDA conversou com o professor Moisés Romano, que leciona no curso preparatório Degrau Cultural.

De acordo com o especialista, alguns tópicos costumam ser cartas marcadas em provas de Informática e, sendo assim, certamente serão cobrados na prova do concurso da Guarda de Niterói-RJ.

Confira os principais temas apontados pelo professor:

  • Hardware, Software e Software livre;
  • Sistemas operacionais: Windows XP, Vista, 7, 8.1, 10BR e Linux;
  • Pacotes de aplicativos da Microsoft Office 2007, 2010, 2013 e 2016 BR (Word, Excell e Power Point) e o Libre Office Calc 6.x.x ou superior (Writer, Calc e Impress);
  • Redes de computadores: protocolos, tipologias, nomes de conectores, diferenciar (Lan, Man, Wan, Pan, San..), redes sem fio, diferenciar (internet, intranet, extranet e VPN);
  • Navegadores: Chrome, Firefox, Internet Explores e Edge (navegador do Windows);
  • Correio eletrônico: wedbmail, wikis e redes sociais;
  • Segurança da informação: firewall, criptografia, backup, assinatura digital;
  • Aplicativos maliciosos: vírus, vermes, espiões;
  • Formatos de arquivos de imagens e figuras.
Professor Moisés Romano dá dicas para concurso da Guarda (Foto: Arquivo Pessoal)
Professor dá dicas de Informática para o
concurso da Guarda de Niterói-RJ
 (Foto: Arquivo Pessoal)

O que deve ser priorizado pela banca e merece atenção?

O professor Moisés Romano destacou que alguns desses temas e subtemas merecem mais atenção quando o assunto é o Instituto Selecon, organizadora do concurso da Guarda de Niterói.

Moisés destaca que, estudando de maneira mais cuidadosa as provas anteriores da banca é possível concluir que ela costuma dá mais ênfase em Hardware (parte física) em especial as questões que falam sobre as memórias e os dispositivos de entrada, saída e entrada e saída.

Ele fala ainda que, nos aplicativos Word e Writer o candidato deverá ter cuidado com os novos comandos e as teclas de atalho, que são assuntos bem recorrentes. Com relação as planilhas eletrônicas, ele pede bastante atenção com as fórmular.

Já no Power Point e Impress, o candidato deve ficar atento com os atalhos próprios, por exemplo, F5 (inicia apresentação do primeiro slide), SHIFT + F5 (a apresentação de slide é iniciada de onde parou ou do slide ativo), além do conceito de slide mestre (cria um slide modelo e toda alteração que o usuário faz no mestre os outros slides da apresentação sofrerão a mudança).

Com relação ao Windows 10, ele aponta para todas as novidades que serão importantes e bem trabalhadas pela banca.

Sobre a parte de redes de computadores, o especialista destaca para que os candidatos tenham uma atenção máxima nas tipologias de rede (estrela, anel, barramento...) e nos protocolos de rede (HTTP, HTTPS, FTP, SMTP, POP, IMAP).

Por último, ele pede atenção em toda a parte de segurança da informação, programas maliciosos e as fraudes que se caracterizam engenharia social (Phishing e Pharming).

Programa de Informática é referência para outros concursos

Para o professor Moisés Romano, o candidato que estudar com afinco para o concurso da Guarda de Niterói certamente estará preparado para qualquer outro, pelo menos no que diz respeito ao programa de Informática.

Como assim? Ele explica que o programa de Informática da Guarda é um dos mais completos dos últimos anos, com um conteúdo bem detalhado e atualizado.

"Se você se preparar com foco e determinação para esse concurso você estará apto a fazer outros como o da Polícia Civil, inspetor penitenciário e outros."

Perguntado sobre quais têm sido as principais dificuldade dos estudantes para essa disciplina, o professor pontua uma resistência maior nas fórmulas de Excel e Calc. Sendo assim, pede que os candidatos reforcem os seus estudos sempre com base nas suas dificuldades.

• Como estudar Legislação para o concurso da guarda de Niterói-RJ?
• Concurso Guarda de Niterói-RJ: veja nota de corte da prova anterior
• Concurso GM Niterói-RJ: saiba o que esperar do Instituto Selecon

Sobre o Instituto Selecon, ele destaca ainda que percebeu, durante esse tempo analisando as provas anteriores, que esta banca gosta de diferenciar questões com nomes parecidos, "por exemplo, criptografia simétrica e criptografia assimétrica. Outro caso foi memória RAM e memória ROM", disse ele.

Moisés comenta também sobre as possíveis pegadinhas. Segundo o professor, é possível perceber constantemente o medo de alguns alunos sobre esse fator, principalmente nas funções de Excel e Calc, que segundo ele, pode pegar muita gente na distração. A dica é estudar teoria e praticar com exercícios.

"Estudem ao máximo teoria e exercícios e, lembrem-se, estudar sozinho dificulta o seu caminhar. Procure sempre um curso preparatório consolidado no mercado, com professores especializados em cada disciplina."

Concurso da Guarda de Niterói terá cinco etapas de seleção (Foto: Divulgação)
Guarda de Niterói-RJ aplicará provas em abril para todos os candidatos
(Foto: Divulgação)

Provas do concurso serão realizadas em 28 de abril

O concurso da Guarda de Niterói será composto por cinco etapas, sendo todas obrigatórias e podendo eliminar os concorrentes. A primeira delas será a prova objetiva, prevista para acontecer no dia 28 de abril, domingo.

Os candidatos responderão a 100 questões, cada uma valendo um ponto, sendo distribuídas da seguinte maneira:

 Conhecimentos Básicos de Direito - 50 questões;
 Língua Portuguesa - 30 questões;
 Conhecimentos Básicos de Informática - 10 questões;
 Conhecimentos do Município de Niterói - 10 questões.

O fechamento dos portões está previsto para ás 13h45. A princípio, os exames serão realizados preferencialmente no município de Niterói, podendo ser aplicada também nos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo, conforme a demanda.

Para alcançar a aprovação, candidato precisará alcançar no minímo 50% de aproveitamento no total de pontos, além de alcançar 50% na prova de Conhecimentos de Direito e 40% em cada uma das demais disciplinas. 

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

Assine Folha + Degrau e saia na frente na preparação!

Quer sair na frente nos estudos para o concurso da Guarda de Niterói-RJ? Então a FOLHA DIRIGIDA e o curso Degrau Cultural têm a receita para o seu sucesso. Assinando o plano Folha + Degrau, você tem acesso a todos os cursos e materiais da Degrau para o concurso Guarda de Niterói e todos os conteúdos da FOLHA DIRIGIDA para esse edital.

Na Degrau, estarão disponíveis mais de 177 horas aula contendo todo conteúdo programático do concurso. Além disso, estão garantidos os PDFs, que turbinarão os seus estudos. Os benefícios continuam na FOLHA DIRIGIDA. Você terá acesso aos seguintes materiais:

♦ Provas para Download
♦ Banco de Editais
♦ Cadernos de Testes 
♦ 58 apostilas com temas do concurso da Guarda Niterói-RJ

♦ E-books 
♦ Versão de O Especialista explicando o perfil do Instituto Selecon, organizador
♦  Por Dentro da Prova com o que foi cobrado em Legislação no último concurso

Ainda não é assinante? Não perca tempo! Adquira já a sua assinatura e se prepare para o concurso



Comentários