Concurso GM Niterói-RJ: saiba o que esperar do Instituto Selecon

Selecon foi definido como banca do concurso da Guarda de Niterói. Para ajudar, o especialista Alexandre Prado analisa perfil da banca.

O Instituto Selecon foi o escolhido para organizar o concurso Guarda de Niterói-RJ e confirmou que o edital sai este mês. A banca é conhecida por comandar seleções da área da educação. Você sabe o que esperar da instituição?

Para ajudar, O Especialista Alexandre Prado fez uma análise do que os candidatos podem esperar da banca, que será a responsável em receber as inscrições e aplicar as provas do concurso. A dica do professor é sobre as disciplinas e as melhores referências e bases de estudo.

A escolha do Instituto Selecon foi anunciada no dia 27 de novembro, quando o extrato do contrato foi publicado no Diário Oficil. Esse foi um passo importante que a corporação deu rumo a publicação do edital.

Guarda de Niterói já tem banca definida para concurso (Foto: Ascom)
Concurso da Guarda de Niterói terá o Instituto Selecon como banca
(Foto: Ascom)

Especialista espera uma prova bastante objetiva

De acordo com Alexandre Prado, os candidatos ao concurso da Guarda de Niterói-RJ poderão esperar uma prova bem objetiva por parte da banca, sem a presença de pegadinhas. Essa é uma boa notícia, pois essa função costuma derrubar muitos candidatos

O Instituto Selecon, segundo Prado, quer analisar o conhecimento efetivo dos futuros guardas municipais. Ele indica que a banca vai querer dos candidatos o estudo, principalmente no que diz respeito a parte de Legislação e os Direitos (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal).

"As questões são muito objetivas dentre esses 50 itens previstos", analisa o especialista. 

enlightened Baixe E-book gratuito: Como ser um concurseiro!

Especialista indica outras bancas como referência

Embora a Guarda de Niterói já tenha definido a banca de seu concurso, o especilista sugere ainda que os candidatos podem tirar como base outras organizadoras para aumentar sua gama de questões. Isso porque ele considera primordial treinar por meio de provas anteriores.

O último concurso da Guarda foi realizado pela Coseac/UFF. Prado aconselha que, para a prova de Língua Portuguesa, bem como a de Legislação, o candidato pode pegar a última organizadora como referência. "Se você já vinha estudando, pode continuar", aconselha.

Além disso, o Especialista dá como opção o concurso da UFRJ, que teve a PR4 responsável pelas provas. Segundo ele, a instituição possui muitas opções de provas para as disciplinas de Direito e Língua Portuguesa, além da Fundação Carlos Chagas, também, ser uma boa opção para essas matérias.

"Então é possivel pegar essas provas que são de nível médio. Você pode observar que são bem objetivas, que você tem a pergunta e ela ja está bem relacionada com a resposta, sem ter que ficar contando muita história, nem muito contexto para conseguir fazer. É bom ter um bom treinamento de provas anteriores."

Acesse preparação para concursos públicos
com menos de R$1 por dia!

Assinatura Folha + Degrau

GM Niterói terá 142 vagas e provas em março

Embora o quantitativo de vagas tenha tido uma redução com relação ao previsto inicialmente, estão confirmadas 142 oportunidades para a carreira de guarda municipal. Os candidatos deverão obedecer a todos os requisitos para ter direito a posse, após concluídas as etapas.

A seleção da Guarda de Niterói pode ser considerada uma ótima chance para concorrentes do Rio de Janeiro. A corporação conta com diversos benefícios e a escolaridade exigida também anima e atrai muitos interessados:

  • Nível médio completo;
  • Carteira nacional de habilitação na categoria B;
  • Idade mínima de 18 anos completos até a posse;
  • Altura mínima de 1,60m para as mulheres e 1,70m para os homens.

O edital ainda não foi publicado, mas quem almeja uma vaga deve se antecipar e começar os estudos o quanto antes. As provas escritas, primeira etapa de seleção, estão previstas para acontecer no primeiro semestre de 2019, com chances de ficar para o mês de março, tendo em vista o prazo de assinatura do contrato.

Após a primeira etapa, os aprovados serão convocados para outras etapas: teste físico, exame antropométrico e médico e curso de formação. O último concurso foi realizado em 2014 e a prova contou com questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Básicos de Direito, Informática e Conhecimentos da cidade de Niterói.

Para ajudar na sua preparação, FOLHA DIRIGIDA separou abaixo alguns materiais de apoio. Confira! 

 Como estudar para concurso público
 Um guia de como estudar por conta própria
 Como estudar para concursos pela internet
 Como estudar para concurso público sem edital?
 Estude com as apostilas para concursos