Concurso GM Niterói: provas poderão ser aplicadas em outras cidades

As provas objetivas do concurso da Guarda de Niterói serão realizadas este mês. O secretário Gilson Chagas falou sobre a expectativa.

As provas do concurso Guarda de Niterói-RJ serão realizadas no dia 28 de abril, domingo. Por isso, FOLHA DIRIGIDA conversou com o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, que falou sobre  esquema de segurança e da possibilidade de as provas serem realizadas em outros municípios.

De acordo com o edital, no item 10.1, as provas serão aplicadas preferencialmente no município de Niterói. No entanto, caso haja motivos operacionais poderá ser estendida a outros, como Rio de Janeiro e São Gonçalo.

Na última semana foram confirmados 51.113 candidatos inscritos na seleção, de acordo com dados ontidos junto ao Instituto Selecon e confirmados pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Niterói.

Após essa notícia, o secretário disse que existe a possibilidade das provas serem realizadas em outras cidades, além de Niterói. Essa informação será confirmada apenas próximo da divulgação dos locais, que serão divulgados no dia 23, também de abril.

"Devido ao grande número de inscritos existe a possibilidade de realizarmos as provas em outros municípios, mas nada confirmado, por hora", disse Gilson Chagas.

Gilson Chagas é secretário de Niterói e fala sobre o concurso (Foto: Luciana Carneiro)
Gilson Chagas é secretário de ordem pública de Niterói e fala sobre
as expectativas para a primeira fase do concurso público
(Foto: Luciana Carneiro)

Esquema para as provas já está em preparação

De acordo com o secretário Gilson Chagas, a Secretaria de Ordem Pública já está se preparando quanto ao esquema de trânsito e em relação à segurança para o dia do exame.

A Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Civil Municipal, está preparando um esquema de trânsito, em conjunto com a NitTrans, para ordenar o trânsito na cidade no dia do exame intelectual. Além disso, a Guarda Civil Municipal realizará patrulhamento em todos os locais de prova do município.

No dia 28, os candidatos serão avaliados apenas com uma prova objetiva. O exame terá 100 questões, cada uma valendo um ponto, sendo distribuídas da seguinte maneira:

 Conhecimentos Básicos de Direito - 50 questões;
 Língua Portuguesa - 30 questões;
 Conhecimentos Básicos de Informática - 10 questões;
 Conhecimentos do Município de Niterói - 10 questões.

O candidato deverá comparecer a local às 13h, como recomenda o edital, pois os portões serão fechados às 13h45. O tempo máximo para concluir toda a prova será de cinco horas para todos os participantes.

Para ser aprovado, o candidato deverá obter pelo menos 50 pontos na soma total e, o mínimo de 50% dos pontos da disciplina de Conhecimentos Básicos de Direito, 40% dos pontos de cada uma das demais disciplinas.

"O ideal é o candidato manter uma rotina diária de estudo. Cabe destacar, também, que o candidato não pode deixar de lado a preparação para a prova física, que é eliminatória para o concurso", falou o secretário.

• Confira dicas de Informática para o concurso Guarda de Niterói-RJ
• Como estudar Legislação para o concurso da guarda de Niterói-RJ?
• Concurso Guarda de Niterói-RJ: veja nota de corte da prova anterior

'O grande interesse da população nos surpreendeu'

Para o secretário, o número de inscritos no concurso da Guarda de Niterói foi uma surpresa positiva para a administração. Segundo ele é gratificante receber essa procura de grande parte da população fluminense, interessada em fazer parte dos quadros da corporação.

"É extremamente gratificante perceber que a valorização da Guarda Civil Municipal, nas questões salariais e estruturantes, atrai o interesse do público em buscar a carreira", disse o secretário.

Gilson falou ainda sobre a carência e da utilização do cadastro de reserva. O edital do concurso da Guarda de Niterói foi contemplado com uma oferta de 142 vagas mais formação de cadastro de reserva.

O secretário informou que as vagas em oferta suprem a carência das vagas ociosas da Guarda e que o cadastro poderá ser utilizado para ser preencher futuras vacâncias. Ele salientou ainda que o prazo de validade será de dois anos, que pode chegar a quatro, e durante todo o esse período o cadastro será válido.

"É um grande passo para a Guarda Civil Municipal e para a cidade de Niterói. A Guarda, a cada dia que passa se qualifica e cumpre um grande papel como força de segurança do município, desde a atuação na área ambiental até a prevenção de delitos, com presença constante nas ruas e realizando patrulhamentos preventivos."

• Concurso Guarda de Niterói-RJ não exige carteira de habilitação
• Concurso Guarda Niterói-RJ: agentes iniciam patrulha em dezembro

Concurso da Guarda também terá prova física

A prova objetiva será a primeira etapa do concurso público. Quem alncançar aprovação, poderá ser convocado para as próximas fases, que serão compotas por:

  1. Exame antropométrico e prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  2. Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  3. Exame médico, de caráter eliminatório;
  4. Investigação social e documental, de caráter eliminatório.

Por último haverá ainda curso de formação profissional. O preparatório acontecerá de acordo com a matriz curricular nacional para formação de guardas e com duração prevista de três meses.

O teste físico já tem data prevista e deve ser realizado em 26 de maio, devendo o candidato apresentar um atestado médico com emissão de no máximo 30 dias. Estão previstas 700 convocações para o teste, que será composto por diversas avaliações.

"Todas as exigências das avaliações previstas no concurso estão relacionadas às atribuições do cargo. Para o exercício do cargo de guarda municipal é necessário que o candidato apresente conhecimento específico das disciplinas propostas para a prova objetiva, além de preparo físico, equilíbrio psicológico, condições de saúde satisfatórias e conduta social ilibada, a fim de que, caso venha a fazer parte do quadro efetivo da guarda, possa prestar o melhor serviço à população da nossa cidade, que é o maior objetivo da Prefeitura com a realização deste concurso", disse Gilson Chagas.

Feminino
Teste Físico Mínimo de repetições Tempo Máximo para a execução
Flexão abdominal 25 repetições até 1 minuto e zero segundo
Flexão de cúbitos (braços) 20 repetições até 1 minuto e zero segundo
Corrida de velocidade 100 metros até 22 segundos e zero milésimo
Corrida de resistência 2.000 metros até 12 minutos e zero segundo
Masculino
Teste Físico Mínimo de repetições Tempo Máximo para a execução
Flexão abdominal 30 repetições até 1 minuto e zero segundo
Flexão de cúbitos (braços) 30 repetições até 1 minuto e zero segundo
Corrida de velocidade 100 metros até 20 segundos e zero milésimo
Corrida de resistência 2.400 metros até 12 minutos e zero segundo


Baixe o e-book "10 erros que você não pode cometer em teste físico"

Assine Folha + Degrau e saia na frente na preparação!

Quer sair na frente nos estudos para o concurso da Guarda de Niterói-RJ? Então a FOLHA DIRIGIDA e o curso Degrau Cultural têm a receita para o seu sucesso. Assinando o plano Folha + Degrau, você tem acesso a todos os cursos e materiais da Degrau para o concurso Guarda de Niterói e todos os conteúdos da FOLHA DIRIGIDA para esse edital.

Na Degrau, estarão disponíveis mais de 177 horas aula contendo todo conteúdo programático do concurso. Além disso, estão garantidos os PDFs, que turbinarão os seus estudos. Os benefícios continuam na FOLHA DIRIGIDA. Você terá acesso aos seguintes materiais:

♦ Provas para Download
♦ Banco de Editais
♦ Cadernos de Testes 
♦ 58 apostilas com temas do concurso da Guarda Niterói-RJ

♦ E-books 
♦ Versão de O Especialista explicando o perfil do Instituto Selecon, organizador
♦  Por Dentro da Prova com o que foi cobrado em Legislação no último concurso

Ainda não é assinante? Não perca tempo! Adquira já a sua assinatura e se prepare para o concurso.  

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE




Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários